segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Ageu – O Senhor em primeiro lugar


Ageu é um dos profetas que profetizou no final do período exílico, quando o povo de Israel já estava começando a voltar para sua terra, depois de ter sido levado cativo para a Babilônia e ser dominado por Medos e Persas. Seu ministério e sua profecia registrada no livro bíblico que tem seu nome começou no segundo ano de Dario, o mesmo rei que se angustiou quando Daniel foi levado para a cova dos leões. Ageu começou a profetizar no segundo ano de Dario, mas antes disso, no primeiro ano, Daniel já orava pela libertação do povo de Israel pois, conforme a promessa do Senhor dada a Jeremias, estava no fim o tempo dos 70 anos do exílio (Dn 9).
Uma coisa interessante no ministério de Ageu é que ele começou a profetizar no primeiro dia do sexto mês (do segundo ano do reinado de Dario) e no dia 24 do mesmo mês algumas pessoas foram movidas pelo Senhor e agiram conforme a profecia. Depois disso, falou novamente um mês depois (aos 21 dias do sétimo mês). E depois, no dia 24 do mês nove do mesmo ano, duas vezes neste dia. E, daquilo que está registrado no livro, foram 3 mensagens, num espaço de menos de 4 meses, registradas em 2 capítulos. Diferente, por exemplo, de Daniel, cujas mensagens, história e visões ocorreram num período de quase 70 anos e foram registradas em 12 capítulos. Isso nos ensina que o Senhor age como quer, no tempo que deseja e, quando encontra pessoas obedientes, usa quem Ele quer, da maneira que quer. Ageu trouxe uma poderosa mensagem num curtíssimo espaço de tempo. Não o conteúdo de outras profecias, se ele as fez.
As que estão registradas no seu livro, têm uma mensagem muito importante, após o povo ter ficado 70 anos no exílio, sem poder sacrificar ao Senhor no seu templo. Era de que o povo, ao retornar para sua terra, após terem cumprido o tempo do exílio, castigo pelos seus pecados, deveriam priorizar a obra do Senhor e a reconstrução do templo do Senhor antes de tentarem reconstruir suas casas. Na verdade, a mensagem é que o Senhor exigia que o povo cuidasse antes das coisas do Senhor e, se não o fizessem, sofreriam as consequências, e já as estavam sofrendo, porque o salário deste povo não estava rendendo em sua mão. A provisão se perdia enquanto o povo não cuidava de fazer a obra do Senhor. Deus dizia que Ele mesmo soprava a provisão de suas mãos. Para que isso não ocorresse, deveriam eles atentar para reconstruir o templo do Senhor. E que não devia ser de qualquer jeito. Devia ser de forma zelosa, com capricho. Isso porque esse deveria ser o templo onde seria recebido o Messias.
Essa mensagem tem muitos aspectos. Deus mostrava ao seu povo, após ter sido castigado por abandonar ao Senhor que, voltando em sua terra, deveria lembrar de colocar o Senhor em primeiro lugar em suas vidas. O amor de Deus ali se manifestava no fato de ensinar ao povo e lembrá-lo que tinham acabado de serem castigados por não observar as leis do Senhor, por não atentarem para as orientações do Senhor e, agora que estavam terminando com este tempo de disciplina, não poderiam já voltar ao mesmo erro, deixando o templo do Senhor em segundo plano, enquanto construiam suas próprias casas.
O profeta deixa claro: percebam que deixando o Senhor para segundo plano, sua vida não prospera. E convida a todos para corrigirem suas atitudes. E ainda complementa: não adianta fazer o que tem de fazer de qualquer jeito. Para o Senhor, é necessário fazer o melhor, reconstruir o templo como na sua glória.
Essa lição prática do livro de Ageu é muito preciosa para nós, hoje em dia. Não podemos deixar o Senhor em segundo plano. Ele deve ser o primeiro e único motivo de toda nossa dedicação.

Pr. Lucas Durigon



Se desejar contribuir com este ministério de levar a mensagem de Deus, faça uma doação clicando no seguinte link. Sou muito grato.

https://pag.ae/7WFcJzaKv



se gostou deste, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.
___________________________________________
um novo artigo por mês, neste blog

veja outros trabalhos meus, no meu site: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário