domingo, 15 de novembro de 2015

Princípio das dores




Jesus, na Bíblia, disse que haveriam guerras, catástrofes e muitos sinais dos fins dos tempos. Disse para que não nos assustássemos, pois seriam estes apenas o princípio das dores (Mt 24: 4-9). O Apóstolo Paulo, citando a mesma situação em I Ts 5: 3, cita a expressão “dores de parto”. Em ambos os casos, falando das profecias com relação ao fim dos tempos, das catástrofes que ocorrerão. É como se o processo do fim dos tempos fosse algo como o trabalho de parto de uma mulher.
Ora, uma mulher grávida, quando entra em trabalho de parto, começa a ter as contrações e as dores em tempos espaçados. Primeiro um dia ou outro, depois 1 vez por dia, depois a cada 2 horas... mas o médico diz que só precisa se preocupar quando as contrações (e as dores) passam a acontecer em intervalos regulares de 5 minutos. Muitos casais de primeira viagem vão ao médico algumas vezes quando ocorrem essas dores. Mas são só o princípio. As dores mesmos ficam intensas quando ocorrem a cada 5 minutos. Neste momento, mal dá tempo de respirar e se recuperar da última contração, quando já recomeça outra. Então está quase na hora de dar à luz. Esta metáfora das dores de parto e dar à luz aparecem na Bíblia em I Ts, depois em Apocalipse (12: 2, 4). Creio que o Senhor Jesus está tentando nos mostrar como devemos interpretar os sinais do fim dos tempos.
No caso de uma mulher grávida, quando começam as primeira contrações, quando está no princípio das dores de parto, se for o primeiro filho dela, ela pensa que são dores fortes. Mas ela ainda não conhece as dores quando realmente o bebê está para nascer. Nem conhece também as dores do momento em si de dar à luz. Quando chega realmente o momento e ela sente as dores do momento de dar à luz, então percebe que aquelas primeiras eram apenas o princípio das dores. Ela não sabia ainda, mas viriam dores maiores.
Jesus usa esta metáfora para explicar o fim dos tempos. Mt 24: 5-8 “5Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. 6E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. 7Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; 8porém tudo isto é o princípio das dores.” Muitas coisas acontecerão e muitos ficarão assustados com a intensidade e variedade de catástrofes acontecendo. Problemas naturais, sociais, eclesiásticos etc. Guerras, fomes, terremotos. Mas Jesus mesmo disse “não vos assusteis”. Como um médico a falar para uma mulher grávida: “calma, marque o tempo das contrações, só venha o hospital quando elas tiverem um intervalo de 5 minutos de uma para a outra”. Embora todas essas coisas nos deixem espantados, de acordo com Jesus, não deveríamos nos assustar. Seriam apenas o princípio das dores.
Mas Jesus avisou isso tudo para que servisse de sinais para nós. Ao ver isso tudo, poderíamos perceber que a hora estaria chegando. Opa, as contrações estão ficando mais frequentes.
Estamos vendo catástrofes no mundo nos últimos tempos. Catástrofes naturais (terremotos, aquecimento global, tsunamis, aumento da atividade solar com explosões etc.), catástrofes sociais (corrupção, tragédias ocorridas por causa da ganância do ser humano, como o recente rompimento da barragem em Mariana-MG, desigualdade social etc.), catastrofes na igreja (falsos profetas, apostasia, abandono do primeiro amor etc.). Tudo isso estava previsto. Tudo foi previsto por Jesus para que soubéssemos que tudo está sob o controle dele. Mas é tudo o princípio das dores.
Muitas coisas são o princípio das dores. Mas quando começam a ficar de 5 em 5 minutos. Estas últimas semanas vimos muita coisa no noticiário: É tragédia em Mariana-MG, Atentado em Paris, Terremoto no Japão, corrupção, assassinatos e por aí vai.
Chegará um tempo em que os noticiários não darão conta de noticiar tudo adequadamente e já ocorrerá outra catástrofe para noticiar. Antes de terminar de cobrir os assuntos relacionados a uma, virá outra. Como nesta sequência, destas últimas 2 semanas. Está cada vez mais próximo o tempo em que as contrações serão de 5 em 5 minutos. Logo veremos uma tragédia atrás da outra, sem tempo de recuperar o fôlego, como uma mulher que não tem mais tempo de recuperar o fôlego entre uma contração e outra.
Quando chegar este momento, de uma verdadeira dor de parto, aquela que a mulher sente quando está dando à luz, então será como Jesus disse em outra parte: “porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais.” (Mateus 24: 21). Um sofrimento inigualável. Algo sem precedentes. Então, entenderemos que as guerras e outras catástrofes que vínhamos vendo ultimamente eram apenas o princípio das dores.
Dois outros profetas já haviam dito isto antes: “dia de escuridade e densas trevas, dia de nuvens e negridão! Como a alva por sobre os montes, assim se difunde um povo grande e poderoso, qual desde o tempo antigo nunca houve, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração.” (Joel 2: 2) e “Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro.” (Daniel 12: 1).
Daí, já não será mais o princípio das dores …


Pr. Lucas Durigon

Se desejar contribuir com este ministério de levar a mensagem de Deus, faça uma doação clicando no seguinte link. Sou muito grato.

https://pag.ae/7WFcJzaKv


se gostou deste, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.
___________________________________________
um novo artigo por mês, neste blog

veja outros trabalhos meus, no meu site: 



Conheça o Desafio Bíblico,
Jogo de perguntas e respostas bíblicas,
com mais de 2500 questões 
para você testar seus conhecimentos no livro sagrado.

saiba mais e adquira o seu clicando em
https://www.lupasoft.com.br/DesafioBiblico


Nenhum comentário:

Postar um comentário