segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Hebreus – Cristo é a realização plena da lei


Não temos certeza sobre quem escreveu Hebreus. Mas é um dos livros bíblicos mais teológicos. Para entender corretamente o livro de Hebreus, será necessário compreender bem a lei e o Antigo Testamento. Isso porque ele foi escrito para os judeus (ou hebreus) poderem fazer a transição entre a lei, a promessa do Messias e o seu advento e ministério. Para poder explicar corretamente o ministério de Jesus para que os Hebreus possam entender, este livro traz muitos exemplos das exigências da lei e compara com aquilo que Jesus fez e ensinou, a fim de mostrar que Ele, Jesus, é o cumprimento pleno de toda a lei e suas exigências.
Para quem não é judeu, se quisermos entender um pouco melhor o livro de Hebreus, seria bom dar uma boa lida no pentateuco, especialmente o livro de Levítico. Mas é nesse livro que vemos, por 2 vezes, a declaração de dizer explicitamente que a lei do Antigo Testamento era apenas uma sombra, um exemplo, uma amostra do propósito real e final de Deus, a ser realizado em Jesus Cristo.
Em Hebreus, podemos saber que tudo o que Deus ensinou no Antigo Testamento e fez com o seu povo, serve de exemplo para todos os cristãos, para todos os que desejam ter um relacionamento com Deus. Se Deus fez uma aliança com o povo judeu, muito mais fez, mediante a vida de Jesus Cristo, com todos aqueles que creem em Jesus. Se Deus deu mandamentos ao povo judeu, muito maior e abrangente foi o mandamento de amar a Deus e ao próximo, deixado por Jesus. Se havia sacrifício de animais para o perdão de pecados para o povo judeu, muito maior é o sacrifício do próprio filho de Deus, ao entregar a própria vida em resgate dos pecadores. Se Deus castigou seu povo hebreu por ter abandonado sua lei, muito maior castigo sofrerá aquele que desprezar o sacrifício de Jesus. O que Deus fez com os judeus, o livro de Hebreus deixa claro, é apenas uma sombra, uma amostra, um exemplo daquilo que ele faz com todos.
Em tudo, Hebreus deixa claro que a atual realidade, a Nova Aliança, depois do sacrifício de Jesus, é muito superior e mais excelente do que a Antiga Aliança. Não porque a antiga valesse menos, mas porque era o propósito de Deus, desde o início, usar o povo judeu como modelo de seu relacionamento, para que todos os povos entendessem como é que Deus trata seu povo, seus filhos. Se os judeus são grandemente abençoados quando são obedientes, assim o serão todos que obedecerem ao Senhor. Se o castigo pelos pecados é algo assustador para os judeus, como o foi o exílio, então devemos todos temer o castigo que nos espera, se não formos obedientes, pois será igualmente aterrador.
Estes extremos ficam claros no livro de Hebreus quando diz que aquele que desprezar o sacrifício de Jesus, depois de ter conhecido e experimentado a graça, não terá chance para novo arrependimento. Também é em Hebreus que vemos a dura realidade de que “horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”. Ou seja, em tudo, para bênção e justificação e para condenação, a nova aliança é superior à antiga. Esta é a tônica do livro de Hebreus.
As comparações têm por objetivo fazer os gentios entenderem quão grande significado tem o sacrifício de Jesus e fazer os judeus entenderem que aquela fase da lei foi um aprendizado dado por Deus a eles, mas que é hora de passarem para essa nova realidade, reconhecendo Jesus como o Messias prometido, o cumprimento das profecias e de toda a lei. Isso está claramente estabelecido em Hebreus. Aliás, o autor de Hebreus também deixa claro que faz parte do tratar de Deus com as pessoas (individualmente) e com seu povo (como um todo), o processo de progresso, aprendizado e crescimento em maturidade. Por isso, aceitar e entender a nova aliança faz parte deste crescimento.
O sacrifício de Jesus é único e supremo. E não há nada superior a isto.

Pr. Lucas Durigon

Se desejar contribuir com este ministério de levar a mensagem de Deus, faça uma doação clicando no seguinte link. Sou muito grato.

https://pag.ae/7WFcJzaKv




___________________________________________
se gostou deste texto, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.


conheça meus livros, publicados na amazon.com.br, disponíveis em versão eletrônica e papel (procure pelo autor Lucas Durigon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário