segunda-feira, 15 de março de 2021

Judas – O julgamento final é uma realidade

 

Neste livro bíblico composto de apenas 1 capítulo com 25 versículos, Judas, que não é o traidor Iscariotes, tem a urgência de mostrar a realidade e severidade do julgamento de Deus, nos últimos dias, e o cuidado que cada um de nós deve ter com esta realidade.

Misericórdia para os justos e todos aqueles que, mesmo tendo sido um dia maus, se arrependem e mudam de comportamento. Mas justiça e punição para os que não se arrependem. E, apesar do Novo Testamento e da Graça e Misericórdia de Jesus fazer muitos pensarem que o julgamento e a justiça foram esquecidos por Deus, Judas faz questão de lembrar que essa característica do caráter de Deus continua valendo e está tão viva como sempre foi.

No versículo 3, Judas esclarece que sentiu necessidade de fazer esse tipo de advertência, de fazer as pessoas batalharem pela fé, que inclui a busca da santidade e a se manter crendo que Deus fará justiça, que os maus serão punidos e os bons recompensados. Muitos podem, ao ver que a justiça demorar (pelo menos à nossa vista), ao perceber que os maus predominam neste mundo, muitos podem desacreditar que vale a pena seguir obedecendo aos princípios de Deus. Judas sentiu necessidade de fazer essa advertência para lembrarmos que Deus não deixou de lado sua justiça. Que a punição virá para os maus. Não devemos agir como eles.

Talvez Judas estivesse vivendo uma realidade que muitos de nós passamos, em algum momento da vida, de ver que (como diz o salmista), a injustiça e a maldade prosperam neste mundo. E isso pode enfraquecer a fé, principalmente se acharmos e pensarmos que Deus não fará diferença entre estas e aquelas atitudes.

Mas Judas, ao sentir essa necessidade de advertir as pessoas sobre essa realidade do julgamento, no verso 5 informa que deseja “lembrar” aos leitores sobre as atitudes de Deus, e dá vários exemplos, da destruição dos egípcios na libertação do povo de Deus, da condenação dos anjos caídos (passada e futura), do julgamento de Sodoma e Gomorra. E lembra que também os personagens destes exemplos costumavam desprezar a lei e as autoridades, mas que não escapariam ao juízo de Deus, especialmente no dia final.

A advertência tem tanto o sentido de nos fazer manter a fé na justiça de Deus, que não deixará impune os maus, quanto nos transmitir o necessário temor para que os justos permaneçam distantes destas atitudes condenatórias, sabendo que a impunidade não é algo que faz parte do Reino de Deus, como faz de muitos reinos humanos, como moeda de troca movida a interesses. Judas até admite que estes maus estejam entre os que adoram o Senhor, na igreja, infiltrados no meio dos santos.

No verso 16, diz destas pessoas que “sua boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse”, demonstrando sua natureza bajuladora e interesseira, para obter vantagens, pervertendo a verdade, mas guiando suas falas pela conveniência. E, tudo isso, confirma em seguida Judas, será julgado e condenado por Deus no último dia. Não ficará impune.

A necessidade de lembrar que o Deus de amor é também o Deus de Justiça é muito atual, num mundo que deseja mostrar apenas a benevolência de Deus, mas de um jeito irresponsável, como se tudo Deus permitisse em nome do seu amor. Para um mundo que pensa que o amor deixou de exigir o arrependimento, Judas lembra que o julgamento não deixou de fazer parte do caráter de Deus.

Nos versos finais, para deixar claro que a misericórdia de Deus também não deixou de existir, Judas mostra que esta está reservada para aqueles que buscam a fé, que mantém em suas vidas o amor de Deus, na busca da santidade. A misericórdia não tem o papel de fazer vista grossa para a impiedade, mas sim perdoar as pequenas falhas daqueles que buscam uma vida santa e justa, em obediência a Deus.

Uma mensagem necessária no mundo de hoje.


Lucas Durigon


leia também o resumo de III João neste blog: 
https://perolasnabiblia.blogspot.com/2021/05/iii-joao-um-tipo-da-propria-biblia.html
se gostou deste, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.
___________________________________________
um novo artigo por mês, neste blog
veja mais conteúdos, no meu site: 
https://lupasoft.com.br/LucasDurigon/
Se desejar dar uma contribuição: 
clique no link: https://pag.ae/7WFcJzaKv
ou faça um PIX pela chave: lucas@lupasoft.com.br
Sou muito grato por isso. Que Deus lhe abençoe.




Um comentário: