segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

II João – O amor e a verdade

 

Neste livro bíblico de apenas 1 capítulo, com 13 versículos, o apóstolo João está preocupado com o amor e a verdade. Estas duas palavras são o assunto desta pequena carta.

João deixa claro, em primeiro lugar, que o amor é um novo mandamento do Senhor Jesus para seus seguidores. Que é o maior e mais importante mandamento e que o cumprimento do mandamento de amar uns aos outros é a prova maior do amor que temos por Deus, pois não adianta apenas dizer que amamos a Deus, se não amarmos uns aos outros.

O mais interessante, nesta carta, é sua objetividade. João não faz uma explanação teológica mais explicativa porque não sente a necessidade de repetir o que Jesus já tinha dito. Ele apenas cita o Mestre e, como quem diz assim: “se Jesus disse, está dito e não há o que discutir”, ele simplesmente termina esse assunto do amor deixando claro que nada pode ser acrescentado ao que o Senhor Jesus já disse.

Por duas vezes ele cita “já desde o princípio ouvistes” e cita as palavras de Jesus para deixar claro que não há nada mais a ser dito. Afinal, o que poderíamos acrescentar à ordem de Jesus? Basta obedecer e fazer o que Jesus mandou. E João, na verdade, cita 2 mandamentos que se complementar, num ciclo virtuoso, sendo que o primeiro leva ao segundo e este ao primeiro novamente, gerando um ciclo de amor e obediência.

Primeiro João diz que não quer dar um novo mandamento, mas aquele novo mandamento que Jesus disse: o de amar uns aos outros. Então, aqui, o mandamento é amar. Em seguida ele diz que o amor se resume em cumprir seu mandamento, ou seja, em obedecê-lo. Então o mandamento é amar e a prática do amor é cumprir seu mandamento! Não há mais o que dizer sobre isso e João encerra o assunto.

Já na parte final, ele fala sobre a verdade e o perigo dos falsos mestres, que ensinam o engano e não a verdade. E, preocupado em que seus discípulos não venham a ser enganados, mostra uma maneira prática de como reconhecer aquele que fala a verdadeira Palavra de Deus ou não. Através da perseverança na doutrina de Cristo e em confessar que Ele veio em carne. São dois sinais claros para percebermos aqueles que realmente falam a verdade ou não. Nas palavras de Jesus, seria reconhecer pelos frutos. João diz que devemos verificar se há perseverança no seguimento da doutrina de Cristo. Se há afastamento e apostasia, negação da doutrina de Cristo, então não há verdade.

Seguir ao mandamento, amar, reconhecer a verdade para não ser enganado quanto ao mandamento a ser seguido. Nesta carta, de forma muito objetiva e direta, o apóstolo está preocupado com seus seguidores e mostra-lhes como é simples e direto seguir os mandamentos do Senhor. Só não segue, quem não quer.

Pr. Lucas Durigon





Se desejar contribuir com este ministério de levar a mensagem de Deus, faça uma doação clicando no seguinte link. Sou muito grato.

https://pag.ae/7WFcJzaKv



se gostou deste, compartilhe clicando abaixo
___________________________________________
um novo artigo por mês, neste blog

veja outros trabalhos meus, no meu site: 
http://lupasoft.com.br/LucasDurigon/


Nenhum comentário:

Postar um comentário