segunda-feira, 5 de julho de 2021

Miqueias – a injustiça não prevalecerá

Miqueias é um dos profetas que denunciam a injustiça, a corrupção, o abuso de poder e mostra que estas coisas não são exclusividade dos tempos modernos. Já existiam há milênios.

Na época de Miqueias, não existiam políticos como os de hoje. As classes dominantes eram os sacerdotes e profetas no âmbito religioso e havia também os juízes no âmbito cívico. Todos eles são denunciados por Miqueias, em suas atitudes de corrupção, suborno, decretos influenciados pelo suborno e tantos outros pecados praticados, que Miqueias deixou claro, não serão esquecidos por Deus.

Embora houvessem profetas em Judá e Israel, nem todos eram enviados por Deus. Assim como em todos os tempos e lugares, dentre cada classe de pessoas, há aquelas que são honestas, íntegras e boas e, na mesma classe, as que são corruptas, más e condenáveis. Com relação aos profetas, Miqueias envia a mensagem do Senhor nestes termos “Assim diz o Senhor contra os profetas que fazem errar o meu povo, que mordem com os seus dentes e clamam: Paz! Mas contra aquele que nada lhes mete na boca preparam guerra” (3: 5). Ou seja, Deus deixa claro que está vendo e vai retribuir esta atitude de falar coisas boas para alguns e fazer guerra contra aqueles que não lhes traz nenhum presente, suborno ou benefício. Ou seja, seu princípio não é a Palavra de Deus para direcionar suas profecias. Estes profetas falam conforme a sua conveniência, conforme o suborno recebido, assim profetizam. Deus deixa claro que está atento a tudo isso e não deixará passar essa atitude sem a devida recompensa.

Miqueias acusa aqueles que abusam do poder e fazem leis e decretos apenas pelo fato de terem, em suas mãos, o poder de fazer isso, a fim de prejudicar quem quer lhes agrade causar prejuízo, sem que essa atitude seja direcionada pela justiça ou retidão, mas apenas pela vontade própria daqueles que detém o poder. Deus não vai deixar isso ficar impune.

A clareza disso em Miqueias é direta: “Os seus chefes dão as sentenças por presentes, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.” (3: 11). Todas as classes dominantes e influenciadoras da época não viam em sua autoridade um meio de fazer justiça, de beneficiar o povo, mas a si mesmos. Miqueias e um livro muito atual.

Deus deixou claro por meio de Miqueias que deseja a prática da justiça, amor ao que é bom, atitude humilde (6: 8). As injustiças, comuns naquela época, denunciadas pelos profetas repetidas vezes, foi motivo de um grande castigo de Deus sobre aquele povo e serve de aviso a todos os habitantes da terra. Deus é o juiz supremo e Ele não permitirá que a injustiça predomine indefinidamente. Haverá um dia de julgamento, de acerto de contas.

O pecado, alvo de toda denúncia dos profetas, deverá ser deixado pelo pecador ou punido, para aqueles que insistirem em permanecer no pecado.

Miqueias também deixa claro que a chegada do Messias, que dará início a este processo, deve ser motivo de grande alegria, pois é a garantia de se prevalecer a justiça. No final, o Messias trará condenação a todos os ímpios e perdoará a todos que são herança do Senhor, que se tornam seus filhos por adoção.




Lucas Durigon


leia também meu artigo sobre o livro de Judas, do Novo Testamento


se gostou deste, compartilhe clicando abaixo

e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.

___________________________________________

um novo artigo por mês, neste blog


veja mais conteúdos, no meu site: 

https://lupasoft.com.br/LucasDurigon/


Se desejar dar uma contribuição: 

clique no link: https://pag.ae/7WFcJzaKv

ou faça um PIX pela chave: lucas@lupasoft.com.br

Sou muito grato por isso. Que Deus lhe abençoe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário