segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Oseias – Deus requer amor verdadeiro e fidelidade

Oseias é o primeiro livro do grupo chamado de “Profetas Menores”, com este título por causa do tamanho dos textos. Apesar dos seus 14 capítulos, 2 a mais que os 12 capítulos do livro de Daniel (que está no grupo dos profetas maiores), os capítulos de Oseias são curtos e em número de versículos, Daniel tem 75% a mais que Oseias.

Deus deu a este profeta uma dura tarefa. Como ocorre em alguns casos de profetas, que Deus pede para que façam algo com suas próprias vidas a fim de transmitir a mensagem do Senhor (Deus mandou que Jeremias não se casasse, a Isaías deu ordens de andar nú – Is 20: 3, etc.). Para Oseias, a ordem foi bastante controversa: mandou que o profeta casasse e tivesse filhos com uma prostituta. E, aos filhos que teve com a mulher prostituta, Deus mandou ele colocar nomes que indicavam a relação de Deus com seu povo.

Aliás, esta ordem de Deus foi para ilustrar o comportamento do seu povo de Israel, para com o Senhor Deus. Eles estavam se comportando como prostitutas. Deus deixa claro que seguir outros deuses por interesse e fazer alianças com nações que adoram outros deuses só por causa das vantagens financeiras é se comportar como uma prostituta. Essa é a essência de uma mulher assim: o amor é vendido por dinheiro. E isso, na verdade, desqualifica o amor. O povo de Deus, conforme Oseias narra em todo o seu livro, estava se vendendo por dinheiro. Buscava quem desse mais lucro, mais vantagens, quem pagasse mais. O amor e a fidelidade a Deus não eram sem interesse, mas rápido abandonavam o Deus que havia tirado eles da escravidão do Egito (ou do pecado) para seguirem outro deus que lhes oferecessem uma melhor vantagem financeira. E Deus pede ao profeta Oseias que deixe isso bem claro, inclusive tomando uma mulher prostituta por esposa e mãe de seus filhos.

Mas o fato de Deus pedir para o profeta se casar com ela tem outro objetivo. Deus também diz que, embora seu povo tenha se comportado assim, Ele, o Senhor, está disposto a recebê-los de volta, desde que se convertam. O livro de Oseias é um dos que mais usam esta expressão: “converter-se”. E esta é a exigência do Senhor, que se convertam, mudem o seu comportamento e os seus caminhos, porque os caminhos de Deus são vida e por ele devemos andar, diz o profeta no encerramento do seu livro (14: 9).

A falta do conhecimento do Senhor, dos mandamentos e desígnios do Senhor levam o homem a cometer maldades, a cometer pecados, a se desviar deste caminho do Senhor. E, por isso, o povo perece, por lhe faltar o conhecimento do Senhor. Porque rejeitaram o conhecimento de saber quem é Deus, o povo entrou a cometer pecado e, como o salário do pecado é a morte, a falta deste conhecimento do Senhor levou-os a perecer, no pecado.

Mas o Senhor leva o profeta Oseias a tomar esta atitude e fazer esta comparação para mostrar quão grave e louco é o caminho que o povo de Israel escolheu. Também o Senhor deixa claro que, mesmo com tão grande loucura, está disposto a perdoar e a voltar a ser o Seu Deus, se eles mudarem seus caminhos, que para isso é necessário conhecer os desígnios de Deus e jamais ignorá-los. O Senhor deixa claro, por meio do profeta, que o caminho que eles escolheram continuará a trazer sofrimento e perdição, se neste caminho eles permanecerem, e que a conversão é necessária e imperativa se eles desejam ter um bom e abençoado futuro.

Deus trata sua relação com seu povo de forma até ciumenta neste livro, mostrando sua tristeza em ver seu povo seguir este caminho, de seguir outros deuses apenas pelos benefícios financeiros que eles oferecem, como uma verdadeira prostituta. Deus se entristece em ver seu povo desprezando tudo o que Ele, o Senhor, fizera por eles.

E, como em nenhum outro profeta, o Senhor mostra quanto Ele fez para que seu povo fosse apenas seu, como os atraiu e trabalhou por eles, que agora se comportavam como adúlteros. Deus chama seu povo para um relacionamento de fidelidade e amor verdadeiro, não movido por interesse. Oseias pode ser chamado de “O profeta do amor” por causa do conteúdo e da forma como Deus se dirige a seu povo.



Lucas Durigon


se gostou deste, compartilhe clicando abaixo

e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.

___________________________________________

um novo artigo por mês, neste blog


veja mais conteúdos, no meu site: 

https://lupasoft.com.br/LucasDurigon/


Se desejar dar uma contribuição: 

clique no link: https://pag.ae/7WFcJzaKv

ou faça um PIX pela chave: lucas@lupasoft.com.br

Sou muito grato por isso. Que Deus lhe abençoe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário