segunda-feira, 8 de abril de 2024

Naum – Não desprezar as oportunidades que Deus nos dá

Ao ler o livro do profeta Naum, é muito importante termos em mente que o profeta Jonas profetizou pouco mais de 100 anos antes de Naum. E por que é importante saber sobre Jonas ao ler Naum? É que este profeta Naum fala da destruição de uma nação maldosa, sem misericórdia, sobre quem o Senhor irá trazer juízo e condenação. Uma nação que havia tido uma chance e já tinha ouvido a palavra do Senhor, pelo ministério do profeta Jonas, pouco mais de 100 anos antes!

Quem são os ninivitas? Nínive, capital do império da Assíria, abrigava um povo cruel e mau. Eles tinham por hábito torturar seus inimigos vencidos sem piedade. Mais de 1 século antes, o profeta Jonas advertiu os ninivitas sobre sua maldade, que seria castigada pelo Senhor e, naquela ocasião, eles se arrependeram. E, por isso, o Senhor não trouxe destruição naquela época, mas os perdoou.

Porém, as gerações seguintes dos ninivitas parece que não eram tão arrependida assim, e não quiseram permanecer no caminho que seus antepassados escolheram do arrependimento. E voltaram a ser os mesmos ninivitas crueis e maldosos que estavam acostumados a ser.

Desta vez, não haveria piedade.

A chance que Deus havia dado no passado através do profeta Jonas não foi aproveitada pelo povo de Nínive. Eles não souberam dar valor ao presente de Deus, de lhes manter sobre a face da terra por causa do seu arrependimento. Neste livro de Naum, Deus mostra que seu julgamento é certo sobre aqueles que não mantém uma vida de arrependimentos que um dia tiveram. Assim como diz em Ezequiel, se o ímpio se converter, então Deus lhe salva (como ocorreu com Nínive na época de Jonas), mas se o justo cometer iniquidade, receberá juízo, como está ocorrendo agora neste momento narrado por Naum.

Este profeta narra a história de um povo que não soube aproveitar a oportunidade que Deus lhe deu para o arrependimento, pois voltaram novamente suas atitudes para o mal e para o pecado e agora não escapariam da ira de Deus. É a história de um povo que desprezou Deus e estava sendo avisado de suas consequências.

O mais interessante no escrito de Naum é que, geralmente, por toda a Bíblia, Deus trata com seu povo de Israel, seu povo de Judá. Mas aqui é o julgamento sobre um povo ímpio que está sendo profetizado. Deus quer deixar claro que todos são alvo de seu cuidado, tanto de sua misericórdia para livrar quando há arrependimento, como ocorreu com este mesmo povo na época de Jonas, como para castigar e trazer juízo quando há impenitência, como é o caso de agora, nos tempos do profeta Naum.

O fato é que Deus deixa claro que não apenas seu povo de Israel está debaixo de seus olhos e terá bênçãos ou maldições, vida ou morte, recompensa ou castigo conforme suas ações, mas isso vale para todos os povos, e este tratamento dado por Deus a Nínive nos livros de Jonas e Naum é a prova disto.

O Senhor Deus deixa claro por meio de seu profeta Naum que Ele é um Deus zeloso, que castiga o mal e não deixa sem juízo aqueles que cometem pecados. Uma vez deu uma oportunidade e não há motivos para dar outra oportunidade, pois “Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia” (1: 9). Deus já havia dado uma chance para Nínive. Agora era hora do julgamento. Assim como hoje, há uma chance aberta e disponível pela graça em Cristo, mas o tempo findará quando não haverá mais chance para ninguém.

Naum é um alerta a todos nós, para não desprezarmos as bênçãos e oportunidades que Deus nos dá, e estamos falando principalmente de salvação. De livramento.

Lucas Durigon




Siga-nos para acompanhar outras publicações (clicando ao lado). 

Se gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais (clicando abaixo). 

Se desejar conhecer outros materiais deste autor, clique acima ao lado. 

Para contribuir com este ministério, clique acima e à direita. 



Conheça o Desafio Bíblico,
Jogo de perguntas e respostas bíblicas,
com mais de 2500 questões 
para você testar seus conhecimentos no livro sagrado.

saiba mais e adquira o seu clicando em
https://www.lupasoft.com.br/DesafioBiblico


Nenhum comentário:

Postar um comentário