Assim como Jonas foi parar no ventre do grande peixe, para que Deus corrigisse o seu caminho, porque Deus é um pai amoroso que repreende a todo aquele que chama de filho (Hebreus 12: 6), a todo o que ama, Deus corrige. Da mesma forma, Deus enviou um profeta a falar para o povo de Nínive, os Assírios porque, apesar da maldade contida nas atitudes deste povo, Deus também os ama.
A atitude de Jonas, israelita do povo de Deus, em fugir do mandado do Senhor, é inversamente proporcional à atitude dos ninivitas que, ouvindo a Palavra, fizeram jejum e se arrependeram imediatamente, mesmo não sendo povo chamado de Deus. Mas Deus sabia que seu coração estava pronto para o arrependimento naquela geração, tão logo tivessem a oportunidade de ouvirem a palavra de Deus, e a orientação do que deveriam fazer: “arrependam-se”. (apesar de Jonas não ter dito isso).
Quanto ao conteúdo deste livro de 4 capítulo, é um dos poucos na Bíblia onde podemos dividir cada capítulo em um assunto específico. Dessa forma, o Livro de Jonas é composto de 4 momentos especiais.
O capítulo 1 fala do chamado, da fuga e da captura de Jonas. Deus chama Jonas para ir pregar em Nínive e o profeta decide fugir da presença do Senhor, viajando para uma oposta à que deveria, se quisesse cumprir a ordem de Deus. Mas neste mesmo capítulo, durante a fuga Deus envia uma tempestade que obriga os tripulantes do navio onde Jonas estava para fugir da presença do Senhor e jogarem Jonas no mar. Ao fazerem isso, além de acalmarem a tempestade, também fizeram com que Jonas pudesse ser tragado pelo grande peixe, já no último versículo.
O capítulo 2 mostra Jonas dentro do grande peixe, orando ao Senhor para que o salvasse. Ele reconhece que havia fugido da presença do Senhor e se compromete a cumprir com sua tarefa, com seus votos perante o Senhor. Jonas reconhece que havia errado em fugir da presença do Senhor. Ele ora a Deus do interior do grande peixe. E, no momento em que se compromete a cumprir seu voto, Deus manda o peixe vomitá-lo na praia, a fim de cumprir com a tarefa que Deus havia lhe dado.
O capítulo 3 é quando Jonas finalmente cumpre sua tarefa e anuncia a palavra de Deus em toda a cidade de Nínive, profetizando que esta seria destruída por causa dos seus pecados. Porém, ou ouvir a pregação, o rei de Nínive se arrepende e decreta um arrependimento em toda a cidade, a qual se arrepende, jejua e se converte ao Senhor. Mediante o arrependimento de todos, Deus decide poupar a cidade e não a destrói.
Mas no capítulo 4, isto deixa Jonas decepcionado. Como ele havia profetizado que Nínive seria destruída, queria ver isto acontecer. A Bíblia diz que ele se posicionou a alguma distância de Nínive para “assistir” à destruição da cidade, o que não aconteceu, porque Deus foi misericordioso e olhou para o arrependimento do povo. Neste capítulo, então, Deus vai cuidar do seu profeta e dialogar com o depressivo Jonas, que desejava que o Senhor destruísse a ímpia Nínive. Mas Deus mostra seu caráter misericordioso a Jonas, quando explica que o arrependimento livra o culpado da condenação. Deus explica a Jonas que o arrependimento de Nínive precisava ser honrado com livramento e perdão. Parece que Jonas não se importa muito com o fato de sua pregação ter salvado uma cidade inteira. Ele se importa mais com a aboboreira que morre e tira sua sombra e Deus mostra o quão desproporcional é esse sentimento de Jonas, pois havia uma cidade inteira ali que não tinha discernimento e a pregação do profeta Jonas fez com que se arrependessem.
Embora Deus tenha salvado os ninivitas daquela geração por causa do arrependimento causado pela pregação de Jonas, a mesma cidade seria condenada um século depois, conforme atesta o profeta Naum. Portanto, a salvação é para quem se arrepende e, se as gerações posteriores não souberam manter a salvação, então o livramento alcançado nos tempos de Jonas não serviria para salvar as futuras gerações. Assim, a misericórdia de Deus existe, como vemos neste livro do profeta Jonas. Mas é tão real quanto o juízo de Deus, que podemos ver no profeta Naum.
Lucas Durigon
Siga-nos para acompanhar outras publicações (clicando ao lado).
Se gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais (clicando abaixo).
Se desejar conhecer outros materiais deste autor, clique acima ao lado.
Para contribuir com este ministério, clique acima e à direita.
Conheça o Desafio Bíblico,
Jogo de perguntas e respostas bíblicas,
com mais de 2500 questões
para você testar seus conhecimentos no livro sagrado.
saiba mais e adquira o seu clicando em
https://www.lupasoft.com.br/DesafioBiblico