Assim com a primeira carta, Paulo novamente volta a dar ênfase ao tema escatológico e II Tessalonicenses é uma das cartas que nos trazem informações de como serão os últimos momentos do homem nesta terra antes da volta de Jesus.
Particularmente nesta carta, que tem apenas 3 capítulos, Paulo volta a elogiar a atitude dos Tessalonicenses, a dizer que em certos aspectos eles cumpriram com o pedido do apóstolo na primeira carta de evoluir e progredir na fé e no amor e os elogia a isso. E também, nesta carta, mostra-nos que haverá um derradeiro sinal, antes da efetiva vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Será o aparecimento do homem da perdição, chamado de anticristo em outros lugares da Bíblia e que, segundo Paulo cita em II Tessalonicenses, é condição sine qua non para que se completem os sinais que devemos observar para ter certeza da vinda de Cristo.
A manifestação do homem do pecado e da operação do mistério da injustiça são avisados por Paulo como sinais dos últimos tempos, que precedem à vinda do Senhor Jesus. Também a operação do erro, mentira e engano serão visíveis nos últimos tempos, conforme declarado aqui em II Tessalonicenses. Dos 3 capítulos desta epístola, o capítulo 2 praticamente todo fala da questão escatológica e merece nossa atenção.
Mas é importante ressaltar também que em todos os 3 capítulos, sejam os elogios do cap. 1, a escatologia do cap. 2, ou as orientações práticas de Paulo no cap. 3, incluindo a célebre orientação de que “quem não quiser trabalhar, que não coma também”, em todos os 3 capítulos, Paulo faz questão de traçar paralelos entre as consequências de uma vida e decisões ímpias e os consequentes prêmios daqueles que optam por uma vida e comportamento justos.
Estes contrastes são apresentados por Paulo ao longo dos 3 capítulos, sempre deixando claro o que ocorre com aqueles que escolhem uma vida fora dos ensinamentos do Senhor e com aqueles que seguem ao Senhor, em suas ordens. Este paralelo e contraste, presente em toda a Bíblia, é muito claro e reforçado aqui em II Tessalonicenses.
Paulo quer deixar claro aqui, como toda a Palavra de Deus diz, que vale a pena servir ao Senhor, não apenas pelos benefícios e recompensas que recebem aqueles que são fieis, mas porque também a alternativa, a outra opção, o outro caminho disponível é repleto de más consequências. Paulo deixa claro para aqueles que tomam uma posição de perseguir os servos de Deus, que a justiça do Senhor não deixará este tipo de atitude sem a justa retribuição.
No último cap., o de número 3, Paulo dá a orientação que talvez seja a mais citada desta carta, a de que as pessoas devem procurar trabalhar para conseguir o próprio sustento. Problema esse que já havia sido citado na segunda carta mas, aparentemente, piorou e se agravou, ao ponto do apóstolo Paulo citá-lo mais diretamente, dando uma solução drástica: deixar sem comida aqueles que não querem trabalhar pelo próprio sustento.
Talvez por causa da situação escatológica, podemos perceber que os Tessalonicenses criam na volta de Jesus muito rapidamente, ao ponto de que até o apóstolo Paulo, que também cria na volta de Jesus em seus dias (como ele mesmo cita na primeira carta a esta igreja), ao ponto do próprio Paulo ser obrigado a dizer aos Tessalonicenses que é necessário ainda se cumprir um derradeiro sinal, como definitivo antes da vinda de Jesus: o surgimento do anticristo e de sua operação do erro-engano-injustiça-mentirae que se manifestaria no mundo.
Paulo deixa claro que antes de se manifestar esse sinal, junto com a apostasia da igreja, não ocorrerá a vinda de Cristo. A intenção era falar para os Tessalonicenses que, mesmo que estivesse perto, eles poderiam continuar vivendo a vida, trabalhando e fazendo suas coisas normais, porque um derradeiro sinal lhes mostraria quando estivesse mais perto ainda a sua volta.
Lucas Durigon
Siga-nos para acompanhar outras publicações (clicando ao lado).
Se gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais (clicando abaixo).
Se desejar conhecer outros materiais deste autor, clique acima ao lado.
Para contribuir com este ministério, clique acima e à direita.
Conheça o Desafio Bíblico,
Jogo de perguntas e respostas bíblicas,
com mais de 2500 questões
para você testar seus conhecimentos no livro sagrado.
saiba mais e adquira o seu clicando em
https://www.lupasoft.com.br/DesafioBiblico
Nenhum comentário:
Postar um comentário