quinta-feira, 19 de setembro de 2024

O que é ser Cristão?

 

O que é, realmente, ser um cristão? Quais seriam as características que poderiam ser usadas para sabermos se estamos vivendo uma vida verdadeiramente cristã, ou para reconhecer alguém que se diz ser cristão, mas não é?

É claro que ser cristão refere-se a muitas coisas. Nosso relacionamento com Deus e com o próximo podem mostrar se somos realmente cristãos. Nosso amor verdadeiro pelos que sofrem pode também dizer se somos cristãos.

Será que tem coisas que alguns dizem referir-se à identidade de um cristão, mas na verdade não têm importância nenhuma ou pouca, na opinião de Cristo, para sabermos se alguém é verdadeiramente um cristão?

Por exemplo: será que o tipo de roupa usada pode determinar, por si só, se alguém é cristão? Claro que um cristão deve ser discreto e ter decência. Mas o fato de vestir-se com roupas decentes garante que a vida daquela pessoa é a vida de um verdadeiro cristão? Ou isso seria apenas uma aparência externa, que pode muito bem ser manipulada, sem que se mude a essência da pessoa, sem que haja transformação no homem interior?

Será que o fato de ir à igreja toda semana garante a alguém o status de um verdadeiro cristão? Embora ir na igreja seja parte da vida de um verdadeiro cristão, isso deve ser feito com alegria e boa vontade. Deve ser um prazer estar na casa do pai. Mas o que se diz daqueles que vão à igreja por obrigação, porque alguém mandou ou porque pensou que ir à igreja seja garantia de entrada ao céu? Deus quer que façamos as coisas para Ele por boa vontade e com alegria. Senão, perde o valor essencial, o que realmente importa para Deus.

Se fizéssemos uma lista de regras daquilo que devemos ou não podemos fazer, e obedecêssemos essas regras, isso garantiria que seríamos chamados de verdadeiros cristãos? Ou mais do que isso, será que Deus deseja que o conheçamos e tenhamos com ele um relacionamento, a ponto de podermos, em cada situação de vida, em cada circunstância, entender o que devemos fazer e como devemos agir, e assim fazer em sinceridade e amor, não por obrigação, mas por alegria de fazer aquilo que agrada a Deus.

Ser cristão tem, com certeza, muitas características, daquilo que devemos fazer ou não poderíamos. Mas principalmente de quem devemos ser! As características que realmente nos definem como cristãos referem-se ao nosso modo de agir, nosso ser, nosso relacionamento com Deus. Isso é o que pode nos definir como verdadeiros cristãos.


Lucas Durigon


Veja também:


Ser Cristão é ser amigo de Deus

https://perolasnabiblia.blogspot.com/2024/09/ser-cristao-e-ser-amigo-de-deus.html


Ser Cristão é ter Deus como Pai

em breve


Ser Cristão é imitar Jesus até as últimas consequências

em breve


Ser Cristão é ser coerente

em breve



Siga-nos para acompanhar outras publicações (clicando ao lado). 

Se gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais (clicando abaixo). 

Se desejar conhecer outros materiais deste autor, clique acima ao lado. 

Para contribuir com este ministério, clique acima e à direita. 



Conheça o Desafio Bíblico,
Jogo de perguntas e respostas bíblicas,
com mais de 2500 questões 
para você testar seus conhecimentos no livro sagrado.

saiba mais e adquira o seu clicando em
https://www.lupasoft.com.br/DesafioBiblico


Nenhum comentário:

Postar um comentário