segunda-feira, 11 de março de 2024

Como estudar a Bíblia? Estudo metódico



se ainda não leu, leia antes o artigo introdutório deste: como estudar a Bíblia

https://perolasnabiblia.blogspot.com/2024/03/como-ler-estudar-se-achegar-biblia.html



Estudar a Bíblia não é pecado. Deus deseja que examinemos as escrituras com cuidado e zelo, com método. "Examinais as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam." (João 5: 39).

Precisamos também entender que, embora a leitura panorâmica da Bíblia seja essencial, não se pode parar por aí. É também muito importante que, em algumas situações, você aprofunde o conhecimento para criar raízes mais profundas.

Se a leitura panorâmica geral te dá amplitude e uma visão básica de toda a Bíblia, o estudo metódico vai pegar um pequeno trecho ou assunto e levar você a se aprofundar nele, de modo a fincar raízes e alicerces mais profundos, que te deem estabilidade e firmeza.

Se na leitura panorâmica você só usa a Bíblia, num estudo, você pode e deve usar recursos auxiliares extras, como dicionários, enciclopédias bíblicas, livros extras de estudo, mapas etc.

O estudo metódico tem várias formas de ser feito. Você pode escolher vários caminhos. Alguns dos mais comuns são o estudo de um assunto em toda bíblia, por exemplo, estudar sobre perdão ou santidade e ter uma visão de toda a Bíblia sobre este assunto, em específico. Ou estudar sobre a vida de um personagem, um estudo biográfico, como a vida do Rei Davi ou do apóstolo Natanael e descobrir como esta pessoa viveu, obedeceu (ou não) às ordens de Deus, como foi tratada por Deus e tudo o mais. Pode também fazer um estudo de um dos livros da Bíblia, por exemplo ir mais à fundo para entender o livro de Gálatas ou Sofonias. Pode também fazer um estudo de um trecho bíblico e tentar entendê-lo melhor. E há outras formas de estudos bíblicos.

Para cada uma destas maneiras, existe um método e uma técnica específica e não é intenção minha ensinar isso neste pequeno artigo. Esses métodos são matérias de cursos de teologia. Mas você pode usar alguns recursos que estão à sua disposição para conseguir fazer estes estudos.

Existem algumas ferramentas, que todos deveríamos ter em casa (e, na verdade, com os recursos tecnológicos disponíveis hoje, todos têm estas ferramentas disponíveis no computador). Um dicionário de língua portuguesa já ajuda muito. Na hora de fazer estes estudos, é a hora de não deixar passar nenhuma palavra do texto bíblico sem o correto entendimento do que realmente significa. Assim, não cometerá o erro daquele irmão que disse que Deus iria “brandar” do céu. Acho que ele queria dizer “bradar”, mas pelo simples desconhecimento da língua portuguesa, acabou não dizendo coisa com coisa. Comece o seu estudo anotando os significados das palavras que você não entende ou mesmo que tenha alguma dúvida. Neste caso, é sempre melhor esclarecer. Depois de conhecer o sentido correto das palavras, releia o texto onde elas estavam contidas, para entender da forma correta.

Se você simplesmente ler o texto bíblico e procurar entender o significado correto das palavras, já subiu um degrau em direção a um estudo mais profundo da Palavra de Deus. Vocês não imaginam quantas besteiras surgem pela simples falta de entendimento do significado das palavras.

Um segundo degrau seria você ter acesso a um dicionário bíblico. É parecido com o dicionário de língua portuguesa mas, neste caso, ele se concentra no significado das palavras dentro do contexto bíblico e procura explicar sua particularidade no caso bíblico. Se você procurar este significado, já vai dar um segundo passo no entendimento correto do texto bíblico.

Uma terceira atitude que você pode ter é ler alguns livros que te ajudem com algumas situações gerais. Por exemplo, ler um livro que fale da história e cultura nos tempos do velho e novo testamentos. Outro que trate da cultura nos tempos de Cristo para entender melhor o Novo Testamento e um livro que fale de cultura hebraica ou judaica, para entender melhor o Antigo Testamento.

Por si só, estes aprendizados irão enriquecer seu entendimento bíblico.

Mas, melhor ainda do que ler sozinho este material, seria ter na sua igreja uma classe da Escola Bíblica Dominical que tratasse destes assuntos, ainda que de forma básica, apenas para você ter uma compreensão melhor destas questões. Peça para seu pastor providenciar um curso destes.

O que nos leva a uma segunda parte desta estratégia de estudar a Bíblia de forma metódica. É importante entender nesta situação que há estudos que você pode fazer sozinho, como os indicados acima. Mas há estudos que você precisa de alguém para te auxiliar e conduzir. Neste caso, participar da Escola Bíblica Dominical ou fazer um Seminário Teológico Básico podem ser ótimas opções para avançar no entendimento da Palavra de Deus.

Pedir também orientação para um irmão mais experiente, o seu pastor ou professor da EBD são alternativas muito importantes. Eles podem te auxiliar nos estudos, indicar livros, apostilas e textos bíblicos específicos para ler. Comece estudando mais a fundo assuntos bíblicos do seu interesse, temas que lhe sejam importantes ou que você "sempre quis saber". Com certeza, quanto mais do seu interesse, maior seu empenho e dedicação em estudá-lo. E à medida que estuda a palavra de Deus, novos interesses surgirão pelo caminho.

E, em muitos casos, seguir esse “interesse” pode ser o caminho ideal, porque muitas vezes esse “interesse” é a própria inspiração e orientação do Espírito Santo sobre o que você deveria aprender naquele momento. Então pode ser que esse seu interesse seja justamente o Santo Espírito te conduzindo no aprendizado que Ele deseja para sua vida.

E lembre-se: uma leitura panorâmica te dá uma visão geral do texto Bíblico. Um estudo metódico e detalhado te permite aprofundar em temas específicos e te dá mais firmeza, te permite "fincar raízes" mais profundas do conhecimento bíblico.

Uma sugestão de tarefa: escolha um livro bíblico com até 5 capítulos (Tiago, I ou II Pedro, Judas, Obadias, Sofonias, Jonas, Joel, Efésios etc.), faça a leitura dele e anote as palavras que desconhece. Procure o significado destas palavras num dicionário e anote o significado. Enquanto faz a primeira leitura, anote também uma separação de assuntos, anotando à parte o assunto de um pequeno trecho de versículos. Anote as suas impressões e o que você entendeu do texto. Depois disto tudo, conhecendo os significados das palavras, leia de novo o livro bíblico, do começo ao fim, com o novo entendimento em mente. Você verá que grande avanço fará. E não precisa fazer tudo num dia. Pode dividir a tarefa em etapas. Tente.


Lucas Durigon


leia também o próximo artigo: Meditação Devocional

https://perolasnabiblia.blogspot.com/2024/03/como-se-achegar-biblia-meditacao.html



programa de leitura bíblica para 1 ano

https://www.lupasoft.com.br/arquivos/ProgLeituraBiblica.pdf


___________________________________________

um novo artigo por mês, neste blog


comente, compartilhe e siga nosso blog.


veja mais conteúdos, no meu site: 

https://lupasoft.com.br/LucasDurigon/


Se desejar dar uma contribuição: 

Para apoiar nosso trabalho de publicações:

clique no link: https://pag.ae/7WFcJzaKv

ou faça um PIX pela chave: lucas@lupasoft.com.br

Sou muito grato por isso. Que Deus lhe abençoe.



Conheça o Desafio Bíblico,
Jogo de perguntas e respostas bíblicas,
com mais de 2500 questões 
para você testar seus conhecimentos no livro sagrado.

saiba mais e adquira o seu clicando em
https://www.lupasoft.com.br/DesafioBiblico




Nenhum comentário:

Postar um comentário