domingo, 17 de março de 2024

Como se achegar à Bíblia? Meditação Devocional



se ainda não leu, leia antes o artigo introdutório deste: como estudar a Bíblia

https://perolasnabiblia.blogspot.com/2024/03/como-ler-estudar-se-achegar-biblia.html 



A outra maneira de nos achegarmos ao texto bíblico é igualmente de extrema importância. É quando fazemos a leitura do texto, mas não com o intuito de entender com o intelecto, de perscrutar os significados. Também não é uma leitura panorâmica, somente para conhecer o "roteiro", ou para se ter uma ideia geral do texto.

A leitura que fazemos para meditação devocional é quando procuramos no texto bíblico aquilo que Deus, o Senhor, Salvador e amigo deseja nos falar, de forma pessoal, diretamente ao nosso espírito, à nossa alma, ao nosso coração.

Quando fazemos uma meditação devocional do texto bíblico, que pode ser apenas 1 versículo ou um trecho, ou mesmo 1 capítulo inteiro, é quando estamos lendo e perguntando ao Espírito Santo, em nosso íntimo: "o que o Senhor quer de mim?", "o que o Senhor quer me falar ou ensinar?", "o que eu preciso mudar?".

Ao fazer este tipo de estudo, esqueça os dicionários e enciclopédias bíblicas. Também não é o momento para uma leitura rápida. E sim, cuidadosa, mas procurando saber o que o Senhor quer de você. A leitura é feita de forma cuidadosa, da mesma forma que usamos para saborear um prato de comida muito gostoso.

Cada palavra, cada sinal de pontuação conta e é importante quando você está fazendo este tipo de leitura da Bíblia. Isso porque a Palavra de Deus é viva e, em cada momento que você ler o mesmo trecho Bíblico, o mesmo versículo, o Senhor irá chamar a sua atenção para um ponto e significado diferente e relevante para o seu momento.

É como se, a cada leitura que você faz, mesmo que seja do mesmo trecho, a Bíblia estivesse tão viva que você ouve a voz do Senhor te falando uma porção nova a cada dia. Te faz descobrir algo novo e relevante, no mesmo texto, a cada dia. Isso porque a cada dia você precisa de algo diferente da parte do Senhor para alimentar teu espírito, para te renovar, te fortalecer.

Neste tipo de leitura, é muito importante que você acompanhe com oração. Peça a Deus para te ensinar, para falar contigo, para te mostrar a vontade dEle. Se possível, intercale esta leitura e oração com louvor também.

Esse tipo de leitura é seu alimento diário. É o seu maná espiritual. É sentar-se à mesa com o pai e receber dele o alimento que você precisa hoje para se sustentar espiritualmente. E, ao mesmo tempo, evoluir em direção à vontade dEle, crescer espiritualmente.

Certa feita ouvi a história de um homem que reclamou para outro sobre o fato de não acontecerem coisas novas na igreja, de ser sempre “a mesma coisa” e seria esse o motivo pelo qual ele iria buscar outro lugar. Mas o homem que o ouvia respondeu e disse: olha, faz 20 anos que sou casado e minha esposa preparou para mim, nestes 20 anos, almoço e janta e foram milhares de refeições que eu comi. Com exceção de alguns momentos especiais, eu não me lembro do prato que ela preparou a cada dia, não foram, na sua maioria, momentos festivos ou especiais. Mas todas as refeições me alimentaram e me proveram o que eu precisava para aquele dia.

Neste momento, em que você se dedica a fazer uma leitura da Palavra de Deus, com o intuito de ouvir o próprio Senhor falando ao seu coração, lembre-se que é um momento de relacionar-se com o Pai de forma íntima, exclusiva, dedicada.

Pode não parecer, você pode até achar que não, mas enquanto você se dedica a este tipo de leitura, o Senhor está ao seu lado de uma forma especial. Ele sempre está, mas nestes momentos, há um carinho especial por parte do Criador em se revelar a você, que está buscando mais intimidade e relacionamento. Ele está ali do seu lado para te revelar algo novo na Sua Palavra, para te dar um toque especial, seja para preencher um vazio que você está sentindo, seja para te revelar um mistério na Palavra, seja para te dar uma cura que estava machucando seu interior. O Senhor está do seu lado, disponível, acessível. Ele está falando ao seu espírito e falando com você através do texto bíblico. Basta você se entregar à leitura da Bíblia e ao conhecimento da Sua Palavra que Ele dará a resposta que você precisa. Pode até não ser a resposta que você queria ou buscava. Mas, com certeza, será o que você precisa.

A leitura devocional deve estar presente na sua vida de cristão desde o início, desde os primeiros dias e contato com a Palavra do Senhor. Mesmo quando, em um tempo avançado, você for um profundo conhecedor do texto bíblico, quando for muito experiente, quando tiver muito conhecimento acumulado, nunca perca de vista ter momentos de leitura bíblica onde o único objetivo seja procurar em você o que precisa ser mais parecido com Jesus.

A leitura devocional serve para você se aproximar cada vez mais de Jesus.

E esta é uma jornada para uma vida toda.

E, quando você intercala com estudo bíblico, se aprofundando no conhecimento intelectual também, então a leitura devocional vai ficando cada vez mais madura também, cada vez melhor.

Leitura devocional é quando você lê a Bíblia como se estivesse conversando com seu pai, um pai atencioso e carinhoso. Procure entender e sorver cada minuto deste momento, em que você reserva um tempo para fazer isso.

Veja a bíblia, neste momento, como se fosse um espelho. Olhe para o texto bíblico e procure o que o Senhor quer que eu faça? o que está errado em mim? Qual a vontade do Senhor para minha vida? Quem Ele quer que eu seja? Como eu posso, hoje, dar um passo a mais em direção a alcançar este objetivo? Olhe para a Palavra de Deus e pergunte-se: será que estou sendo o que a Bíblia diz que eu deveria ser, para dar mais um passo em direção a ser mais parecido com Cristo?

A leitura devocional tem por objetivo aprofundar e amadurecer o seu relacionamento com Deus. Não deixe de praticá-la.


Lucas Durigon


leia também meu artigo: 


programa de leitura bíblica para 1 ano

https://www.lupasoft.com.br/arquivos/ProgLeituraBiblica.pdf


___________________________________________

um novo artigo por mês, neste blog


comente, compartilhe e siga nosso blog.


veja mais conteúdos, no meu site: 

https://lupasoft.com.br/LucasDurigon/


Se desejar dar uma contribuição: 

Para apoiar nosso trabalho de publicações:

clique no link: https://pag.ae/7WFcJzaKv

ou faça um PIX pela chave: lucas@lupasoft.com.br

Sou muito grato por isso. Que Deus lhe abençoe.



Conheça o Desafio Bíblico, Jogo de perguntas e respostas bíblicas, com mais de 2500 questões para você testar seus conhecimentos no livro sagrado.
saiba mais e adquira o seu clicando em
https://www.lupasoft.com.br/DesafioBiblico










Nenhum comentário:

Postar um comentário