segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Lamentações de Jeremias – As consequências do pecado


Após o seu povo ter sido levado para o exílio, o profeta Jeremias se lamentou e chorou pelo que estava acontecendo ao seu povo. Ficou consumido pela tristeza ao ver que seu povo, ao não se arrepender, respondia a Deus pelos seus pecados.

O livro de Lamentações foi escrito pelo profeta Jeremias após seu povo ter sido levado ao cativeiro. Já o seu livro profético foi escrito basicamente antes do cativeiro, como um último aviso de Deus para o povo, a fim de que se arrependesse.

Quando Jeremias escreveu suas lamentações, estava estupefato. Ele quase não acreditou no que via e se comoveu com as consequências que sofria seu povo, por ter virado as costas pra Deus. Narrou as dificuldades que seu povo sofria, em virtude do seu pecado, e lamentou que as coisas tivessem chegado a esse ponto, porque Jeremias sabia que aquilo tudo poderia ter sido evitado, se o povo tivesse dado ouvidos a Deus no tempo certo.

O livro de Lamentações é escrito em estilo poético. Com seus 5 capítulos, os versículos neste livro, a exemplo do Salmos 119, iniciam cada um com uma das 22 letras do alfabeto hebraico. Na verdade, o capítulo 3 tem 3 versículos para cada letra, mas os outros capítulos tem 1 versículo para cada letra do alfabeto hebraico. Quando se traduz para o português, não dá pra perceber muito, mas tente imaginar as estrofes de um poema, começando cada uma com uma letra do seu alfabeto, em ordem. Assim, a primeira estrofe começa com “a”, a próxima com “b” e assim por diante.

O livro de Lamentações traz alguns tesouros para nós, como por exemplo o versículo que diz “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim.” (3: 22), ou ainda “De que sei queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.” (3: 39). Jesus também usou seus versículos como citação em seus ensinos. Por exemplo: “Dê a face ao que o fere; farte-se de afronta. Porque o Senhor não rejeitará para sempre.” (3: 30-31) quando falou sobre darmos a outra face. Ou ainda quando na cruz clamou “está consumado”, citando Lamentações 4: 22: “O castigo da tua maldade está consumado, ó filha de sião; ele nunca mais te levará para o cativeiro; ele visitará a tua maldade, ó filha de Edom, descobrirá os teus pecados.”, de onde entendemos que quando Jesus disse “está consumado” na cruz, referia-se ao número de afrontas e castigos que Ele mesmo sofrera, a fim de perdoar os pecados da humanidade.

Este livro é muito importante porque mostra o depois, as consequências, o que acontece quando não se dá ouvidos às repreensões e advertências do Senhor com relação ao pecado. Mostra que, mesmo que houvesse uma segurança por parte do povo que não haveria um castigo por causa do pecado, ele veio. E Lamentações mostra como e com que intensidade chegou esta consequência na vida daqueles que foram atingidos pela ira do Senhor. É um exemplo e uma advertência a nível pessoal para cada pessoa, a fim de que venhamos a considerar tanto a bondade, quanto a severidade de Deus (Romanos 11: 22).

O juízo cumprido por parte de Deus ao seu povo e que foi descrito em Lamentações é motivo de temor e de reflexão, para entendermos o quão grande é o juízo de Deus e a consequência do pecado.

Ainda assim, é um livro repleto também de esperança e de saber que a severidade de Deus não dura para sempre, que seu castigo tem um fim, que a restauração também virá após o tempo do castigo. Mas muito melhor seria se as pessoas considerassem também Jeremias e entendessem que melhor é prevenir, melhor é aceitar a correção e admoestação enquanto se está no caminho, que buscassem ao Senhor enquanto há tempo. Porque, quando o juízo chega, então não há mais tempo para arrependimento, apenas para viver as consequências e aguardar, com paciência, o seu fim.

É melhor dar ouvidos para o livro do profeta Jeremias, a fim de não sofrer as consequências das Lamentações de Jeremias.

Lucas Durigon




Siga-nos para acompanhar outras publicações (clicando ao lado). 

Se gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais (clicando abaixo). 

Se desejar conhecer outros materiais deste autor, clique acima ao lado. 

Para contribuir com este ministério, clique acima e à direita. 



Conheça o Desafio Bíblico,
Jogo de perguntas e respostas bíblicas,
com mais de 2500 questões 
para você testar seus conhecimentos no livro sagrado.

saiba mais e adquira o seu clicando em
https://www.lupasoft.com.br/DesafioBiblico


Nenhum comentário:

Postar um comentário