Uma das características indispensáveis para poder identificar um verdadeiro cristão é ver se na vida dele há coerência. Foi inclusive essa característica que Jesus disse que deveríamos usar para diferenciar um verdadeiro cristão de um falso cristão ou falso profeta.
Ser coerente é viver o que se prega. É dar frutos conforme a espécie da semente. É ter uma atitude de acordo com as palavras e vice versa. Jesus falou disso de várias formas.
Disse por exemplo que deveríamos saber se uma pessoa é realmente aquilo que diz que é olhando os frutos de sua vida, ou seja, sua conduta na prática.
Mateus 7: 15-20 “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.”
Mesmo nosso falar deve condizer com o nosso agir. Mas o agir fala mais alto que o apenas falar. Então vale mais a atitude, mas é importante que condiga com o falar.
Mateus 21: 28-31a “E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi. Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo.”
Não podemos ser contraditórios no que dizemos. Não podemos viver dizendo uma coisa e fazendo outra, ou dizendo coisas contraditórias, cada vez uma coisa.
Tiago 3: 8-12 “a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. 9 Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10 De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. 11 Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? 12 Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.”
Por isso, quando dizemos sim, devemos realmente dizer “sim”. E quando dizemos não, devemos realmente dizer não. Mateus 5: 37 “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.”
Manter nossa palavra firme, sem contradições e nossas atitudes condizentes com nossa palavra, faz parte de uma conduta verdadeiramente cristã. Mesmo que isso nos cause problemas e prejuízos. Salmos 15: 1, 4b “SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? (…) aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda.”
Lucas Durigon
Leia o artigo de introdução, também.
https://perolasnabiblia.blogspot.com/2024/09/o-que-e-ser-cristao.html
Siga-nos para acompanhar outras publicações (clicando ao lado).
Se gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais (clicando abaixo).
Se desejar conhecer outros materiais deste autor, clique acima ao lado.
Para contribuir com este ministério, clique acima e à direita.
Conheça o Desafio Bíblico,
Jogo de perguntas e respostas bíblicas,
com mais de 2500 questões
para você testar seus conhecimentos no livro sagrado.
saiba mais e adquira o seu clicando em
https://www.lupasoft.com.br/DesafioBiblico
Nenhum comentário:
Postar um comentário