terça-feira, 14 de agosto de 2018

Gênesis - o Princípio de tudo




Primeiro livro da bíblia, o nome “Gênesis” significa “início”, “princípio”. Escrito por Moisés segundo a tradição judaica. Conta-se neste livro a história do início de todas as coisas. O livro de Gênesis é dividido em 3 partes básicas. Do primeiro capítulo ao de número 11, Deus nos mostra como criou todas as coisas, na Terra, a natureza. A partir do capítulo 12 e até o capítulo 36, conta a história no nascimento do seu povo hebreu. E, a partir daí, até o final (capítulos 37 a 50), conta especificamente a história de José e como o povo hebreu foi para o Egito, que é a preparação para o Êxodo e para o grande acontecimento do povo hebreu, a libertação do Egito, narrada no Êxodo.
Na primeira parte, temos a descrição da criação do mundo, do planeta terra e todo o universo. A criação dos seres que habitam o planeta e do próprio homem. Logo em seguida, vemos a origem do pecado, com a explicação da maneira como ele surgiu na humanidade. Entre essas duas partes, vemos também que Deus desejava ter um relacionamento com o homem, passeando com ele pelo jardim antes do pecado, e tendo com o homem um diálogo. Após o pecado, este relacionamento é seriamente modificado. Mas mesmo ainda no Gênesis e por toda a Bíblia, vemos Deus buscando restabelecer este diálogo com o homem, sempre Deus tomando a iniciativa. Deus dialoga com Noé e com Abraão. Aqui Deus determina que o homem terá domínio sobre a natureza e toda a criação.
Em Gênesis, vemos ainda outros inícios: o primeiro assassinato; o afastamento do homem de Deus; o pecado enchendo a terra e o primeiro julgamento de Deus, com o dilúvio que ocorre no planeta, do qual apenas Noé e sua família é salva para reconstruir todas as coisas; Esse julgamento já é um exemplo do julgamento final, que veremos no apocalipse. Depois disso, surge o arco íris; Temos também a explicação do porquê termos muitas línguas (idiomas) no mundo, através do ocorrido na Torre de Babel, no capítulo 11, quando se encerra esta primeira parte do Gênesis.
Na segunda parte, que começa com o capítulo 12, mostra a escolha de Deus para iniciar uma nova história com a humanidade, através de um povo especial, descendentes de Abraão, a partir do qual todas as famílias da terra seriam abençoadas. Seus filhos, Isaque e Ismael explicam a origem de povos que sustentam inimizades até os dias de hoje. Deus deixa claro que a promessa feita seria para ser herdada por Isaque, o qual casa-se com Rebeca e tem 2 filhos: Esaú e Jacó. O primogênito era Esaú, mas este abriu mão de tal direito em favor de Jacó, o qual veio depois a se chamar Israel, pai do povo Israelita, que teve 2 esposas, Raquel e Léia, e 2 concumbinas, Bila e Lia, as quais lhes deram 12 filhos, dando início às 12 tribos de Israel.
Rúben, Simeão, Levi, Judá, Gade, Issacar, Naftali, Dã, Asser, Zebulom, José e Benjamin.
José, o filho preferido de seu pai Israel, foi alvo da inveja e maldade dos seus outros 10 irmãos mais velhos, os quais o venderam como escravo e José foi levado para o Egito. E aqui começa a última parte do Gênesis.
Lá no Egito, Deus o prosperou em tudo o que fazia, mesmo sendo escravo ou prisioneiro. José foi fiel e Deus permanecia com ele. Interpretou sonhos, incluindo o de faraó, alertando a todos sobre uma fome que viria, para a qual se preveniu e armazenou provisões, a fim de alimentar, não apenas o Egito, mas todos os povos ao redor. Tornou-se por isso, governador do Egito aos 30 anos, 13 depois de ter sido vendido como escravo. Teve 2 filhos, aos quais chamou Manassés e Efraim. Mais tarde, seus 2 filhos receberam herança entre os filhos de Israel, recebendo portanto José (através de seus filhos) porção dupla da terra prometida.
Quando a fome se abateu sobre o mundo todo, o Egito tinha alimentos para vender ao mundo, por causa do trabalho executado por José. Os irmãos de José vieram ao Egito para comprar alimentos e participaram da mais incrível história sobre perdão que podemos encontrar. José, apesar de ter todo o poder, não se vinga de seus irmãos, mas avalia-lhes o caráter e, depois, dá-lhes o perdão, ao ver a disposição de Judá em salvar seu irmão Benjamin, colocando-se em seu lugar, sendo uma figura do que faria Jesus por todos nós.
José reencontra seu pai, Israel, depois de mais de 20 anos em que este pensava estar seu filho José morto. Ainda com fome sobre a terra, José convida seu pai e todos seus familiares para virem morar no Egito. Mais de 70 pessoas vieram. E este é o início da estada do povo de Israel no Egito, que veio depois a ser libertado por Moisés.
A história de Gênesis termina com a morte de José, preparando para os acontecimentos descritos no livro de Êxodo.


___________________________________________
se gostou deste texto, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.


conheça meus livros, publicados na amazon.com.br, disponíveis em versão eletrônica e papel (procure pelo autor Lucas Durigon)


Conheça o Desafio Bíblico,
Jogo de perguntas e respostas bíblicas,
com mais de 2500 questões 
para você testar seus conhecimentos no livro sagrado.

saiba mais e adquira o seu clicando em
https://www.lupasoft.com.br/DesafioBiblico


Nenhum comentário:

Postar um comentário