sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Mateus - o evangelho da Criação da Igreja



O primeiro livro do Novo testamento, primeiro dos 4 evangelhos, foi escrito por um dos 12 apóstolos de Jesus, que o acompanhou nos 3 anos de seu ministério e testemunhou, pessoalmente, a obra realizada por Jesus. Mateus separa seu livro por seções muito claras, tratando de assuntos bem objetivos. O ápice do livro é a criação da Igreja por Jesus, no seu capítulo 16. Basicamente, o livro se separa em antes e depois disso. O antes serve para preparar todos para a criação da igreja. O depois, para mostrar como agir nesta nova realidade.
Mateus escreve com divisões tão claras que podemos aqui dividir em temas, da seguinte forma: primeiro mostrando o nascimento de Jesus (caps. 1 e 2), depois falando do batismo e tentação de Jesus (3 e 4), depois narrando o famoso Sermão da Montanha nos capítulos de 5 a 7. A partir de então, começa a falar sobre o trabalho realizado por Jesus, com curas, milagres, ensino e orientações (caps. 8 a 12). Mateus reserva um capítulo (13) para narrar várias parábolas que Jesus contou para explicar qual a natureza do Reino de Deus, e este capítulo serve de divisão especial, porque a seguir narra a morte de João Batista, que representa o fim da velha aliança, do judaísmo, preparando para o nascimento da igreja e o início na nova aliança. Nos capítulos 14 e 15, Mateus mostra esta transição, explicando que Jesus tinha alimento suficiente para ambos os povos (judeus e gentios), porque agora, na nova aliança, na igreja, não apenas os judeus seriam atendidos, mas toda a humanidade, estendendo a salvação para os gentios. Jesus mostra isso através de vários exemplos que ocorrem nos capítulos 14 e 15, de uma forma especial através das 2 multiplicações de pães e peixes, uma destinada a alimentar os judeus e a outra para alimentar a todos.
O capítulo 16 é o ápice quando Jesus inaugura a Igreja. Já neste capítulo e na sequência, Jesus começa a mostrar a responsabilidade de seus seguidores e as consequência para quem escolher segui-lo. Até o capítulo 15, Jesus curou, ensinou, deu tudo para o povo. Foi Jesus quem fez tudo. Ao inaugurar a igreja, Jesus começa a dar responsabilidade para seus seguidores, pois está preparando a todos para o momento de sua morte e ressurreição. Mais do que isso, os está preparando para prosseguir sua obra.
Nos capítulos 17 a 20, Mateus narra Jesus chamando seus discípulos para participar da obra. Jesus cobra deles agora que venha a fazer a obra, que venham a colocar em prática o que Jesus havia ensinado, na forma de cobrar uma atitude. Na primeira parte do livro de Mateus, até o cap. 15, Jesus ensina, mostra e faz. Agora, Jesus pede que seus discípulos façam. A cura do lunático, o cumprimento das obrigações dos discípulos com o pagamento do tributo, a exortação a saber sobre a posição do discípulo dentro do Reino, o perdão dos pecados por parte dos seus seguidores, a questão da família e do divórcio, a responsabilidade para com as crianças, a decisão de deixar tudo para seguir a Jesus (no exemplo do jovem rico), a parábola dos trabalhadores da vinha, todos estes exemplos são uma chamada à responsabilidade dos seus seguidores, dos que são chamados a segui-lo.
No cap. 21 já estamos na semana santa. A última da vida de Jesus, antes da crucificação. O evento da sua entrada em Jerusalém mostra como mesmo seus discípulos que estavam com ele na época não haviam entendido ainda (até este momento) o propósito de seu ministério. Desejavam ver um messias político, que libertasse o povo de suas mazelas econômicas e políticas. Nesta última semana, Jesus intensifica suas orientações. Caps. 22 e 23 com várias orientações aos seus discípulos. Nos caps. 24 e 25, o Sermão sobre o julgamento final e a responsabilidade de cada discípulo seu quanto a suas atitudes na parábola dos talentos e das virgens.
No fim, os capítulos 26 e 27 mostram a última ceia, a prisão e crucificação de Jesus. No final, no último capítulo de Mateus (28), mostra a Ressurreição de Jesus e suas últimas orientações aos seus discípulos.
Mateus é um evangelho escrito por um judeu, para mostrar aos judeus que o Senhor criou algo novo, a Igreja, porque os judeus haviam desvirtuado o judaísmo e seu objetivo inicial.




___________________________________________
se gostou deste texto, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.


conheça meus livros, publicados na amazon.com.br, disponíveis para compra em versão eletrônica e papel (procure pelo autor Lucas Durigon)




Conheça o Desafio Bíblico,
Jogo de perguntas e respostas bíblicas,
com mais de 2500 questões 
para você testar seus conhecimentos no livro sagrado.

saiba mais e adquira o seu clicando em
https://www.lupasoft.com.br/DesafioBiblico


2 comentários:

  1. Bom dia, parabéns pelo texto e seria importante falar sobre a continuidade da igreja e a grande comissão.
    Essa missão dada a igreja está dends pouco realizada e mal compreendida.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse resumo foi sobre Mateus. Chegaremos à continuidade e tarefa da igreja quando for publicado o resumo de Atos. E de algumas cartas de Paulo. Acompanhe.
      Abraços.

      Excluir