sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Apocalipse - o propósito completo de Deus



Talvez considerado o livro mais “enigmágico” de toda a bíblia, essa impressão vem do fato de apocalipse ter sido escrito em linguagem simbólica, assim com as parábolas de Jesus. Essa linguagem não torna a história contada uma mentira, mas sim contada numa linguagem que somente aqueles que entendiam a Palavra de Deus conforme contada no Antigo Testamento poderiam entender plenamente o que estava sendo contado em Apocalipse. Essa estratégia de escrita adotada por João é especialmente importante porque ele estava preso e como, provavelmente, toda correspondência passava pela censura dos guardas romanos, João não poderia falar abertamente das coisas que desejava, uma vez que havia sido preso por pregar Jesus e, se falasse abertamente de Jesus, provavelmente sua correspondência não chegaria ao destino (lembrando que este livro foi escrito para alcançar os crentes em vários lugares, a fim de encorajá-los frente às perseguições).
João começa contando seu encontro com Jesus que lhe passaria as revelações e logo em seguida é levado a escrever 7 cartas, para 7 igrejas da Ásia Menor que, na verdade, representam a mensagem de Deus para toda sua igreja, em todos os lugares, em todas as épocas.
Neste ponto, é importante sabermos que o número 7 é muito frequente em Apocalipse e entender o porquê disso. Esse número representa perfeição, no que se refere a algo completo, sem faltar nada em si mesmo. É desse tipo de perfeição que trata o número 7, presente em toda a bíblia e de uma forma abundante aqui em Apocalipse. Portanto, quando João (orientado pelo Senhor) envia a mensagem de Deus para 7 igrejas da Ásia Menor, na verdade está simbolizando a mensagem completa de Deus para toda sua igreja.
Da mesma forma, existem 7 trombetas, 7 selos, 7 cálices da ira de Deus. Trombeta representa aviso e, portanto, Deus enviou seu aviso completo, perfeito, a toda a humanidade. Deus não efetuaria seu julgamento sem enviar todo seu aviso. Os 7 selos representam a completa revelação dos mistérios de Deus, de tudo o que havia ficado guardado até o fim, agora seria revelado. O cálice representa a ira de Deus sendo derramada sobre o homem. Aqui, o cálice é usado nesta simbologia porque representa algo que vai se enchendo aos poucos. Quando se esgota sua medida (de todos os 7), então Deus derrama sua completa ira sobre a humanidade, o que acontecerá neste ponto.
Mas o propósito geral deste livro, além de encorajar os cristãos daquela época por causa da perseguição que sofriam, é mostrar todo o propósito de Deus, ao definir seu ponto final. O julgamento, declarado aqui em Apocalipse, é o fim de toda história, conforme a conhecemos. Não se fala em fim do mundo, mas de uma renovação do mundo, retirando todo o mal e julgando todo o mal praticado em toda a história. Os justos viverão em paz com Deus, o qual será sua luz, o qual dará as recompensas e estará presente para sempre.
No livro de Apocalipse é onde vemos com mais clareza e da forma mais direta a diferença entre o justo e o ímpio. As recompensas e os castigos estão bem claros aqui, assim, como também a condição para receber um e outro. Ou seja, vida e bênçãos para quem escolheu se arrepender, andar com Deus e obedecê-lo em sua vida. Sofrimento e dor para quem escolheu se afastar totalmente de Deus. Cada vez mais, no livro de Apocalipse, esta diferença vai ficando mais clara. Aqui já não há a confusão entre o joio e o trigo, mas a diferença está ficando cada vez mais clara, mostrando os verdadeiros filhos da luz e a verdadeira treva, que receberá condenação.
Acima de tudo, o livro do Apocalipse é um convite ao arrependimento. É Deus mostrando sua chance dada à humanidade ao arrependimento. É Deus avisando, para que todos vejam que existe 2 caminhos a seguir. É a consequência final da escolha de 1 destes caminhos, apresentado primeiramente a Adão e Eva (não coma do fruto), depois em Deuteronômio (deixo para ti vida e morte, escolhe pois a vida), depois Jesus deixa isso claro (aquele que ouve minhas palavras e as cumpre e os que não as cumpre), aqui mostra o resultado final desta escolha.



___________________________________________
se gostou deste texto, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.


conheça meus livros, publicados na amazon.com.br, disponíveis para compra em versão eletrônica e papel (procure pelo autor Lucas Durigon)



Nenhum comentário:

Postar um comentário