sexta-feira, 14 de setembro de 2018

I Samuel - O Início do Reino


Neste livro, começa a contar a história do surgimento do grande profeta Samuel, o qual centralizou novamente a liderança no povo de Israel. Durante sua liderança, Deus levantou os primeiros reis de Israel, Saul e Davi. Este livro conta a história do nascimento deste profeta, sua liderança em Israel, a escolha de Saul como rei, a história toda de seu reinado, até sua morte por suicídio. E conta também a unção de Davi como rei, e toda a fase de perseguição deste por parte de Saul, além das vitórias de Davi nas batalhas.
O profeta Samuel foi o filho de uma mulher que era estéril, clamou ao Senhor e fez um voto de entregar seu filho ao Senhor, caso o Senhor lhe desse um filho, que até então ela não podia ter. Deus ouviu suas orações e ela cumpriu com seu voto, entregando seu filho logo após desmamar.
Samuel cresceu no templo do Senhor, sendo direcionado pelo sacerdote Eli, sem contudo se contaminar com os hábitos reprováveis deste outro sacerdote, o qual não disciplinava seus filhos, Hofni e Fineias, que faziam abominações perante o Senhor, roubando as ofertas deixadas pelo povo, prostituindo-se com mulheres no templo e eram reprováveis. Deus disse que mataria os dois filhos de Eli num mesmo dia, como sinal de uma mudança que faria. E assim o cumpriu, sendo que ainda, no mesmo dia, morreu o próprio sacerdote Eli, ao receber a notícia da morte de seus filhos e da captura da Arca da Aliança do Senhor.
Samuel foi um adolescente que ouviu Deus falar com ele diretamente.
Durante o livro de I Samuel, a presença dos filisteus está constante, na tomada da Arca, no tempo do sacerdote Eli, no confronto entre Davi e Golias, e no final, quando vencem Saul, na batalha quando Saul se suicida e seus filhos morrem em batalha, terminando a história contada em I Samuel. Além disso, Davi ainda fez aliança com os filisteus e com eles morou por 1 ano e 4 meses antes de assumir definitivamente o reino em Israel. Também conta a história de como a presença da Arca, na terra dos filisteus, por si só, trouxe derrotas e ao seu deus Dagon. Várias guerras de Saul contra os filisteus e a vitória de Jônatas (filho de Saul) sobre centenas de filisteus também é contada aqui. Neste livro, sabemos como está consolidada a grande rivalidade entre o povo de Israel e os filisteus.
Ao ungir Saul como rei, Samuel dá-lhe, da parte do Senhor, orientações e ordens que, quase sempre, Saul ignora e faz as coisas como lhe dá na cabeça, muitas vezes ouvindo a voz do povo em como deveria agir, ao invés de ouvir ao Senhor. Por inúmeras atitudes de desobediência, o Senhor lhe tira o reinado e passa a outro, Davi, que é ungido ainda muito jovem pelo profeta Samuel para ser rei. Logo após ser ungido, Davi vai ao acampamento dos Israelitas, ouve a afronta de Golias contra o povo de Deus e se dispõe a enfrentá-lo com apenas uma funda e algumas pedrinhas, mas mata o gigante de quase 3 metros de altura. Mesmo assim, demorou algum tempo até que pudesse assumir o trono, efetivamente. Neste meio tempo, Saul luta muitas batalhas, sem a ajuda do Senhor, mas com a presença de Davi em seu exército e, pela sua presença, Deus confiava a Israel, pelas mãos de Davi, a vitória em todas as batalhas.
Saul, neste tempo, cada vez mais perturbado, pela ausência do espírito de Deus e pela presença de um espírito de perturbação, começa a perseguir Davi e tentar matá-lo. Talvez por isso, ao ver o estado de Saul sem a presença do Espírito de Deus, o salmista Davi tenha pedido a Deus para não retirar dele o Seu espírito (Sl 51: 11). Dentro de casa, pelas terras de Israel, Saul vai em perseguição a Davi, que passa um bom tempo apenas fugindo do rei Saul para salvar a própria vida, sendo neste tempo treinado por Deus para assumir o Reino de Israel. Deus permitiu, por 2 vezes, que Davi tivesse Saul em suas mãos para matá-lo, mas Davi preserva sua vida, temendo ao Senhor em levantar a mão contra o seu ungido para tirar-lhe a vida. Saul não tem o mesmo temor para com o Senhor.
O livro de I Samuel é muito rico em detalhes e situações diversas: a amizade de Davi e Jônatas, filho de Saul, o extermínio dos sacerdotes de Israel por parte de Saul, a entrega do cargo de Samuel, o profeta, prestando contas de sua reta administração ao povo, sua morte e o pranto de todo Israel. É neste livro que ocorre a única consulta a um morto por parte de um israelita, quando Saul, usando os serviços de uma pitonisa, pede para falar com Samuel, já morto. O estabelecimento do princípio de que quem fica com a bagagem é merecedor dos despojos de guerra tanto quanto os que lutaram também está neste livro.
Enfim, no livro de I Samuel, muitos dos princípios e acontecimentos que definiram o povo de Israel na fase do reinado estão presentes. O fim do livro, com a morte de Saul, deixa o caminho livre para que Davi, efetivamente, tome posso do Reino de Israel, que já estava para ele preparado, desde o tempo que foi ungido Rei de Israel.
Saul foi um rei que tomou posse do reino sem preparo nenhum, e decepcionou ao Senhor. Davi, mesmo depois de ungido a Rei, foi preparado por um bom tempo, com perseguições e lutas, fortalecendo-o no Senhor para assumir o Reino, e foi o grande Rei de Israel.



___________________________________________
se gostou deste texto, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.


conheça meus livros, publicados na amazon.com.br, disponíveis para compra em versão eletrônica e papel (procure pelo autor Lucas Durigon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário