sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Jó - conheceu a Deus profundamente



O livro de Jó é dividido basicamente em 3 porções. A apresentação da situação, nos 2 primeiros capítulos, sendo o diálogo entre Deus e satanás e depois a descrição do que aconteceu com Jó. O capítulo 3 serve de transição para a outra parte do livro, a maior, que se estende do capítulo 4 ao 37, o trecho dos diálogos entre Jó e seus “amigos”. Na parte final, entre os capítulos 38 e 42, Deus aparece a Jò e restaura sua condição para melhor do que era antes.
Vamos ver um pouco melhor estas partes. No capítulo 1, é feita uma apresentação de Jó, suas riquezas, seus 10 filhos e seu hábito de oferecer sacrifícios para pedir perdão pelos seus filhos. Então Satanás aparece perante Deus, que lhe pergunta se conhecia Jó, dando testemunho de ser Jó homem sincero, reto, temente a Deus, que se desviava do mal. Mas Satanás argumenta que Jó só age assim porque Deus o cercou de bens e, por isso, Ele é fiel a Deus. Satanás diz ainda que se Jó ficasse sem nada, abriria a boca rapidamente para blasfemar de Deus. O Senhor, de forma surpreendente, aceita o desafio e permite que Satanás tire tudo de Jó, tudo o que Jó tinha, sabendo e conhecendo o coração de Jó o suficiente para saber que ele não blasfemaria. Satanás então tira todos os bens de Jó e mata seus filhos. Ladrões, fogo e tempestade derrubam as casas, levam os animais, matam os filhos num único dia!
Ao voltar na presença de Deus, já no capítulo 2, satanás ouve de Deus a confirmação que, mesmo depois de tudo isso, Jó permaneceu fiel. E ainda adorou ao Senhor. Satanás diz que Jó está assim porque perdeu tudo, mas ainda tem saúde. Então Deus permite que Satanás toque em sua saúde, sem contudo permitir-lhe tirar a vida de Jó. A enfermidade que acometeu Jó, então, era tão séria, que ele se coçava com um caco e cheirava mal à distância. Nisto, chegaram 3 amigos de Jó vindo de terras distantes, os quais ficaram ali perto dele, sem falar nada, estarrecidos pela situação de Jó, por 7 dias.
No capítulo 3, quando depois de toda essa situação e tanto tempo em silêncio, Jó desabafa. Deseja não ter nascido. Diz ainda que aconteceu com ele exatamente o que ele tinha medo que acontecesse.
A partir do capítulo 4, inicia-se uma alternância de diálogos, após a fala de Jó, de respostas dos 3 amigos que vieram visitá-lo: Elifaz, Bildade e Zofar. Cada um falava com Jó tentando dar uma explicação para sua situação ao qual Jó respondia. Elifaz falou, Jó respondeu. Depois Bildade, ao que Jó respondeu. E Zofar também, recebendo resposta de Jó. Elifaz e Bildade ainda repetiram mais uma rodada de diálogo, com respostas de Jó a cada um. Basicamente, o discurso deles era o que se Jó estava passando por aquilo, era porque ele devia ter algum pecado, toda sua sinceridade (a qual o próprio Deus testificou no início), deveria ser mentira, uma vez que estava passando por aquilo. De acordo com a lógica destes “amigos”, Deus não deixaria alguém realmente bom passar por aquilo. Mas a resposta de Jó sempre foi no sentido de confirmar sua integridade e vida que não mereceria tudo aquilo por algo que tivesse feito de errado. Jó afirmava sua sinceridade perante Deus e esta afirmação irritou seus amigos. O diálogo com estes 3 amigos que apareceram logo no capítulo 2 termina no capítulo 31.
No final, já no capítulo 32, aparece um outro “'amigo”, Eliú, mais jovem que os outros 4 e que, por isso mesmo, esperou até agora para falar. Este amigo fala diferente, Jó não lhe responde e fala até o capítulo 37, dizendo que os amigos de Jó erraram em acusá-lo e Jó não deveria ter se preocupado em se defender. Não era necessário.
Quem interrompe este último amigo agora é o próprio Deus que toma a palavra no capítulo 38, dizendo de sua grandeza demonstrada na sua criação. Pergunta a Jó se ele tem condições de aconselhar Deus. O Senhor não dá nenhuma explicação sobre o ocorrido com Jó, nenhuma resposta. Mostra apenas que Jó desconhece as razões e as origens de muitas das coisas as quais ele pode ver, então como poderia conhecer as razões do que aconteceu com ele? Jó percebe sua própria limitação e se rende a Deus, dando-lhe glória. Nisto, o Senhor repreende os 3 primeiros amigos de Jó, e ordena-lhes que procurem Jó para que este ore por eles. Enquanto orava pelos amigos, o Senhor restaurou a posição de Jó, dando-lhe o dobro do que tinha antes e ainda outros 10 filhos, como dantes.



___________________________________________
se gostou deste texto, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.


conheça meus livros, publicados na amazon.com.br, disponíveis para compra em versão eletrônica e papel (procure pelo autor Lucas Durigon)



Nenhum comentário:

Postar um comentário