sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Neemias - reconstruindo um povo



Neemias, na Bíblia judaica, formava um livro só com Esdras, seu companheiro no processo do retorno do povo judeu a Jerusalém. Neemias foi feito governador, cuidando da administração geral e liderança do povo para a restauração do povo no retorno à sua terra, enquanto Esdras, sacerdote e escriba, cuidava para restaurar na mente e coração do povo a lei de Deus, esquecida por muitos nesta época, depois de 70 anos de exílio em terras estranhas.
Neemias é um dos livros da Bíblia que para entender é necessário entender seu personagem principal. Neemias, homem de oração, colocado como copeiro do rei Artaxerxes, foi autorizado e designado para voltar a Jerusalém e liderar a reconstrução dos muros da cidade. Mas não só isso. Neemias também era um homem de muita oração e um líder nato, que sabia priorizar as coisas, coordenar o que fosse necesário e realizar uma tarefa que lhe era dada para fazer. Era, portanto, o homem certo para aquele momento, para aquela tarefa.
A reconstrução do muro é real, mas também representativa, porque a reconstrução necessária ao povo, apresentada no livro de Neemias é mais ampla. Foi reconstruída sua disposição para o trabalho e para a guerra. A confiança em Deus de que os defenderia precisou também ser reconstruída, enquanto resistiam àqueles que os tentavam impedir. Precisaram reconstruir sua fidelidade à lei de Deus. E também as relações entre ricos e pobres, para que a justiça fosse restabelecida entre seu povo, depois que os judeus ricos haviam explorado os judeus mais pobres. Também foi reconstruída a posição e tarefas dos sacerdotes e levitas, dos guardas da cidade. Foi restabelecida a noção de que eles eram um povo de Deus e a Ele deviam obediência mediante a aliança firmada na lei de Moisés. Por fim, reconstruída as famílias. Tudo isso, sob a liderança de Neemias, que não reconstruiu apenas os muros de pedra, mas várias características que tornavam aquele povo especial para Deus. A reconstrução do muro foi apenas uma das reconstruções feitas pelo líder Neemias apresentada neste livro.
Logo no primeiro capítulo, Neemias recebe a notícia de como estão as coisas em Jerusalém. Importante lembrar que neste tempo, um pequeno grupo de judeus já havia retornado a Jerusalém. Mas a cidade ainda estava destruída e abandonada, com seus muros e portões destruídos. Ninguém havia ainda tomado a atitude de reconstruir a cidade. Provavelmente, como nos informa o profeta Ageu, porque cada um se preocupou mais em tentar restaurar sua própria casa. Mas Neemias se entristece com isso e apresenta um jejum perante o Senhor. E sua oração neste primeiro capítulo é descrita tomando metade do capítulo. É uma oração de penitência, reconhecendo o pecado seu e de seus antepassados, pedindo perdão a Deus por isso tudo e que Deus o ajudasse a restaurar a cidade, por causa do arrependimento.
Então Neemias, no capítulo 2, se apresenta perante o Rei Artaxerxes, para cumprir suas funções (ele era copeiro do Rei), mas está triste por causa da notícia. O rei, após perguntar o motivo da tristeza, oferece a Neemias o que ele quisesse. Neemias, homem de oração, faz uma rápida oração para pedir orientação de Deus e responde que deseja que o rei lhe dê autorização e recursos para voltar a Jerusalém e reconstruir os muros e a cidade que estão destruídos. O rei autoriza e Neemias parte para Jerusalém. Quando chega, fica em silêncio por um tempo, observando a situação ao vivo e refletindo sobre o que faria, com a orientação de Deus.
Nos caps. 3 e 4, Neemias organiza equipes de trabalho que começam a obra e logo em seguida inimigos tentam parar o trabalho, mas Neemias não lhes dá ouvidos e continua a obra, sem parar. Neste tempo, quem trabalhava na reconstrução tinha, em uma das mãos, as ferramentas para a reconstrução e na outra, a espada para a guerra.
No cap. 5, o povo pobre de Israel reclama que seus compatriotas ricos os estavam explorando, ao que Neemias os repreende e os faz devolver o que tinham tomado em excesso por juros. Os inimigos não desistem de tentar atrapalhar a obra, mas Neemias reforça a guarda, para não deixar que eles atrapalhem. Até mesmo a um convite feito para que fosse conversar com estes inimigos, Neemias respondeu que não poderia atender, porque estava ocupado com uma grande obra.
Quando Esdras é chamado para ler a lei de Deus para o povo, este lembrando de tudo o que havia feito de errado perante Deus, chora e se arrepende, fazendo confissão do seu pecado e renovando a aliança com Deus de que seriam seu povo. Essa reconstrução da aliança e do relacionamento com Deus talvez seja a parte mais importante deste livro.
Neemias faz várias listas de nomes de pessoas que voltaram para Jerusalém. E, no cap. 12, faz uma cerimônia com cânticos e festa para dedicar os muros de Jerusalém. Por fim, é tratada a questão daqueles que se casaram com mulheres de outros povos, trazendo pecado para o povo.
Em todo o tempo, Neemias pede que o Senhor se lembre dele, como pessoa, para o perdoar, para o retribuir pelo bem que ele tem feito, pede a misericórdia de Deus em todo o tempo.



___________________________________________
se gostou deste texto, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.


conheça meus livros, publicados na amazon.com.br, disponíveis em versão eletrônica e papel (procure pelo autor Lucas Durigon)



Nenhum comentário:

Postar um comentário