sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

I Crônicas - o Reinado de Davi


Os primeiros 8 capítulos do livro de I Crônicas são dedicados a uma lista detalhada da genealogia do povo de Deus, vindo de Adão, passando por Abraão e chegando a Jacó com seus 12 filhos. Uma ênfase e maior atenção é dada à genealogia de Judá e especificamente à do Rei Davi, uma vez que o livro de Crônicas concentra-se na história do Reino de Judá e da dinastia monárquica de Davi. Mas, além destas, são detalhadas as descendências de cada uma das 12 tribos de Judá. Também cita alguns oficiais do templo de Deus e seus ofícios.
A partir do capítulo 10, começa contar a história dos Reis de Israel começando pela morte de Saul e seus filhos, deixando claro que o Reino agora passava a Davi, de quem se fala no livro de I Crônicas, até o final. Este livro é praticamente todo dedicado ao reinado de Davi e seus feitos. Este livro conta mais os feitos de Davi na sua posição de Rei. Portanto, sua vitória sobre Golias (antes de se tornar Rei), todo o período de perseguição feita por Saul (antes de ser Rei), o adultério com Bate Seba (que é uma questão da vida pessoal) não estão presentes em Crônicas.
Aqui podemos ler sobre sua unção a Rei, sobre seus valentes e os homens que lhe ajudaram nas conquistas e guerras. Aqui vemos o apoio dos homens de todas as tribos ao seu reinado, após iniciar seu reinado em Hebrom. Devemos lembrar que, dos 40 anos de reinado de Davi, os 7 primeiros foram sediados em Hebrom, e os outros 33 anos em Jerusalém.
Logo no início do seu reinado, Davi foi buscar a Arca da Aliança do Senhor, que havia sido levada pelos filisteus, durante o reinado de Saul, e a trouxe de volta. Mas porque não deu atenção à lei do Senhor quanto ao transporte da Arca, ocorreu que Uzá foi morto por tocar a Arca, o que fez Davi deixá-la na casa de Obede-Edom por três meses, para somente depois disso trazê-la definitivamente a Jerusalém. Os capítulos 15 e 16 de I Crônicas contam como agora, com muito mais atençâo e cuidado, Davi orientava seu povo, a fim de trazer a Arca do Senhor para um lugar preparado (uma tenda), deixando claro que somente os sacerdotes a transportariam (não bois) e fez tudo isso com louvores e um festejo, o que não havia sido feito da primeira tentativa de transportar a arca. Davi louvou e dançou na presença de Deus pelo retorno da Arca da Aliança.
Logo em seguida, Davi então deseja construir um templo inteiro para colocar a Arca da Aliança, não apenas uma tenda. Mas o Senhor, através do profeta Natã, deixa claro a Davi que ele não faria isso, porque em suas mãos havia muito sangue das guerras que havia travado. Seu filho, quando fosse Rei em seu lugar, construira o templo para a Arca. Quanto a isso, Davi ficou muito grato ao Senhor, sabendo que Deus já estava prometendo que seu filho reinaria em seu lugar e construiria o templo.
O livro de Crônicas cita diversas vitórias militares de Davi e seu erro em querer numerar o seu povo. Por este erro, Deus enviou praga perante o povo, que foi cessada quando Davi clamou e apresentou sacrifícios a Deus.
Logo em seguida, Davi separa provisões e material para que seu sucessor, o Rei Salomão, pudesse construir o templo e já cuida de nomear Salomão como rei em seu lugar, ainda em vida, porque alguns de seus filhos estavam lutando para tomar o Reino.
O livro de I Crônicas então mostra a organização que Davi deixou quanto aos levitas, sacerdotes, porteiros e cantores para o templo do Senhor, além de oficiais e juízes para julgar o povo, que já trabalhavam antes de ter o templo construído. Organizou escalas de trabalho para estes ofícios.
Estes atos de Davi nos ensinam algo muito importante, em contraste com o ocorrido com outros reis, seus descendentes, que reinaram depois sobre Judá. Nos mostra que em tempos de paz, quando Davi não mais precisou se preocupar com as guerras para firmar seu reino, então passou a dedicar-se ao serviço do Senhor, a organizar tudo da melhor forma possível para poder dedicar a adoração ao Senhor.
Já no final, orienta os príncipes e líderes de Israel, além de orientar especificamente a Salomão, que reinaria em seu lugar, entregando-lhe a planta do templo e levantando ainda entre o povo e os líderes ofertas para a construção do templo, deixando tudo preparado para Salomão poder realizar a obra. Termina o livro de I Crônicas e seu reinado em Israel com agradecimentos e oração a Deus por tudo o que o Senhor havia feito.



___________________________________________
se gostou deste texto, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.


conheça meus livros, publicados na amazon.com.br, disponíveis em versão eletrônica e papel (procure pelo autor Lucas Durigon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário