segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Crônicas - a história dos Reis de Judá


Na Bíblia judaica, o livro de Crônicas é 1 só, não tem a divisão que temos em 2 livros na Bíblia cristã. Por isso, apresento aqui uma introdução única e depois um pouco da divisão apresentada na Bíblia, em 2 livros. Crônicas abrange a história dos reis de Israel, na dinastia de Davi, até o momento do cativeiro babilônico.
É muito importante entender que, para o povo de Israel, o cativeiro é o segundo acontecimento mais importante de sua história, depois do Êxodo. O cativeiro é a consequência da vida de pecado do povo de Deus, pelo qual ele foi avisado, através dos profetas, durante gerações. Mas, não dando ouvidos, foram levados cativos por 70 anos e depois libertados. Depois do cativeiro, houveram mais alguns profetas e então Deus se calou. Para o cristão, este silêncio durou até a vinda de Jesus. Mas para o judeu, este silêncio dura até os dias de hoje, inclusive intensificado por volta do ano 70, quando o templo de Jerusaém foi destruído e eles ficaram sem seu lugar de adoração.
Por tudo isso, o período que antecede o cativeiro, incluindo toda a questão monárquica do povo de Judá e Israel, é muito importante de ser entendida. Aliás, no livro de Crônicas também entendemos e somos informados que, após Salomão, o Reino foi dividido em 2 partes, sendo que os descendentes de Davi continuaram a reinar sobre o Reino do Sul, o Reino de Judá, que incluía as tribos de Judá e Benjamim. Com eles também ficaram todos os levitas, incluindo os sacerdotes. No Reino do Norte, após a divisão, Jeroboão se tornou seu primeiro rei, o qual não era da descendência de Davi. Expulsou os sacerdotes e levitas, que foram para Jerusalém. Com o Reino do Norte, chamado de Reino de Israel, ficaram 10 das tribos de Jacó.
Por esta divisão, até hoje chamamos o povo de Deus tanto de judeus (Reino do Sul, de Judá), quanto de israelitas (Reino do Norte, de Israel). Esta divisão política só acabou quando retornaram do cativeiro babilônico, após anos de escravidão. O livro de Crônicas concentra a história que ocorreu mais no reino de Judá, do sul. Apenas alguns pequenos eventos do reino de Israel são citados em Crônicas, ainda assim quando em relação com acontecimentos comuns com Judá.



___________________________________________
se gostou deste texto, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.


conheça meus livros, publicados na amazon.com.br, disponíveis em versão eletrônica e papel (procure pelo autor Lucas Durigon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário