quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

2. Síndrome de Adão e atitude de Davi

Precisamos assumir NOSSA responsabilidade
pelo cometimento do pecado,
não jogar a responsabilidade sobre quem quer que seja,
quando o cometemos.
Deus sabe que somos pecadores.
 



Viu isso logo no início da criação, quando haviam ainda apenas Adão e Eva na Terra. Por isso mesmo, providenciou logo uma cura para o pecado: um salvador, que nos traz salvação, redenção e perdão dos pecados.

O fato de pecarmos não é novidade para Deus. Nem o assusta ou surpreende. Porém, o pecado cometido precisa ser expurgado. Precisa haver arrependimento sincero e depois pedido de perdão por parte de quem o cometeu, a fim de que a culpa não o alcance e o julgamento o condene. De acordo com a orientação de Paulo sobre a Santa Ceia, se nós nos julgássemos a nós mesmos, se nós reconhecêssemos nosso próprio pecado e nos arrependêssemos, não precisaríamos ser julgados (I Co 11: 31).

Na Bíblia, temos muitos exemplos de homens e mulheres que pecaram. E quero destacar aqui 2 deles, que tiveram atitudes opostas com relação ao pecado que cometeram e, por isso, tiveram tratamentos diferenciados da parte de Deus. Estes dois personagens, Davi e Adão, trataram o pecado que haviam cometido de maneiras diferentes.

Davi assumiu a responsabilidade pelo pecado cometido, se arrependeu e mudou. Adão jogou a culpa e a responsabilidade sobre sua esposa, a qual, por sua vez, jogou sobre a serpente. Embora haja consequências para aqueles que fazem o outro pecar, pois Deus odeia esta atitude também, o cometimento do pecado é sempre minha própria responsabilidade, de mais ninguém.

É preciso entender isso, com muita clareza. Mesmo que o diabo sopre em minha orelha dizendo: “Veja aquele carro do seu amigo. Deveria ser seu. Você não acha que merece mais do que ele?” e coloque a inveja no meu coração e me leve até a situações onde eu cometeria muitas atitudes erradas para conseguir aquele carro, não significa que eu possa colocar a culpa no diabo, por ter me dito aquilo. Se eu resolver seguir essa sugestão de morte, serei o único responsável pelos meus atos, por aquilo que eu escolher fazer. Mesmo que outra pessoa me instigue a pecar, me faça perder a calma, me leve a atos imorais, injustos, ilegais, ainda assim, se fui eu quem cometi o pecado, sou o único responsável. Ninguém, por mais que tenha me influenciado, é responsável ou culpado pelo pecado que eu cometi. Nem mesmo o diabo!

Davi pecou. Adão pecou.

Davi reconheceu, chorou, se arrependeu, pediu perdão.

Adão responsabilizou a mulher. Esta responsabilizou a serpente.

Davi assumiu. Adão esquivou-se.

Davi foi chamado de “um homem segundo o coração de Deus”.

Adão, sua mulher e a serpente foram por Deus amaldiçoados e castigados.

Davi, ao pedir perdão, colocou-se debaixo da justificação de Deus. Adão tentou justificar-se a si mesmo com argumentos fracos e inválidos perante Deus.

Se o pecado não é novidade para Deus, o que então Ele espera de nós? Sim, que lutemos para evitar o pecado, para fugir dele (_) o máximo possível. Mas, se não conseguirmos, que pelo menos o reconheçamos, que percebamos o erro e peçamos perdão. Que sejamos restaurados. Que haja humildade, porque Deus resiste aos soberbos (Tg 4: 6; I Pe 5: 5) e não ouve a oração de pecadores, porque está afastado deles (Is 59: 2). Deus espera que haja verdadeiro arrependimento e mudança de atitude.

Se Deus sabe que somos pecadores, o que Ele realmente espera é a humildade do reconhecimento, de uma vida que declara “eu pequei” e pede o devido perdão. Ficar justificando-se, dando desculpas, tentando pôr a culpa do ato cometido em outro alguém, ficar buscando um culpado, quando não se tem nenhum por perto, nada disso agrada a Deus. O reconhecimento do ato e da própria responsabilidade, e depois lutar para não repetir o ato: esta é a única maneira de deixar que Deus cuide disso.

O pecado é algo que Deus vê, conhece. E não adianta tentar esconder dele, tentar disfarçar. Assim como Adão quando pecou e se escondeu. Deus até perguntou, porque queria ouvir, da boca de Adão, a resposta dele sobre onde ele estava. Queria dar uma oportunidade para Adão reconhecer, se arrepender e pedir perdão. Deus já sabia. Já tinha visto o pecado. Sabia o que tinha acontecido. Só que uma coisa era Adão ter dito: “me perdoa, Deus, desobedeci sua ordem, me arrependo”. Outra coisa era dizer “A culpa não é minha. Eu desobedeci sua lei, mas foi por causa da mulher que me deste”.

Não tente arrumar desculpas para Deus. Não vai funcionar. Ele sabe. Só espera que você reconheça. E peça perdão, em nome de Jesus, porque Ele quem conquistou na cruz o perdão para você.


Pr. Lucas Durigon




Se desejar contribuir com este ministério de levar a mensagem de Deus, faça uma doação clicando no seguinte link. Sou muito grato.

https://pag.ae/7WFcJzaKv

Veja também o vídeo deste estudo, clicando abaixo https://youtu.be/M7DUj5spJwc



se gostou deste, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.
___________________________________________
um novo artigo por mês, neste blog

veja outros trabalhos meus, no meu site: 
http://lupasoft.com.br/LucasDurigon/



Nenhum comentário:

Postar um comentário