domingo, 13 de dezembro de 2020

5. O pecado é a única força capaz de bloquear meu relacionamento com Deus

Isaías deixa claro que meus pecados
me separam do meu Deus (Is 59: 2).
Eu acredito que no momento que pecamos,
Deus vira as costas para nós.
Não ouve mais nenhuma oração,
a não ser a oração de contrição,
o pedido de perdão pelo pecado cometido.



Deus andava com Adão no Éden, na viração do dia, ou seja, no cair da tarde. Porém, quando Adão pecou, Deus não mais veio visitar Adão, porque o relacionamento foi rompido. Durante todo o Antigo Testamento, o relacionamento rompido pelo pecado era restabelecido quando o sumo sacerdote, 1 vez ao ano, oferecia ao Senhor sacrifício pela expiação do pecado, e este entrava para o santo dos santos, para dentro do véu, a fim de conversar com Deus. E então, quando Jesus morreu na cruz do Calvário, o véu do templo se rasgou (Lc 23: 45), simbolizando que todo o acesso ao pai estava liberado através de Jesus Cristo, do seu sangue (Hb 10: 19-20).

Resumindo, em Adão o relacionamento foi rompido. A lei veio e trouxe a possibilidade de restabelecer pelo sacrifício e em Jesus o caminho ficou aberto novamente, desde que o homem escolha passar pelo sangue de Cristo, ou seja, morrer com Cristo para viver com ele (II Tm 2: 11), através do arrependimento dos seus pecados, da remissão dos seus pecados e do batismo em águas.

Isaías deixa claro que meus pecados me separam do meu Deus (Is 59: 2). Eu acredito que no momento que pecamos, Deus vira as costas para nós. Não ouve mais nenhuma oração, a não ser a oração de contrição, o pedido de perdão pelo pecado cometido. Deus espera que restabeleçamos o relacionamento com Ele, antes de atender a outros pedidos. Isso é um tipo de birra da parte de Deus? De maneira nenhuma. Sua santidade e justiça não permite que Ele tenha comunhão com o pecador. Por isso, ao pecarmos, precisamos imediatamente corrigir o erro.

É preciso lembrar que, com Deus, não tem “jeitinho”, não tem “negociação”, suborno, nada. Ele não volta atrás naquilo que determinou e só aceita um pedido daquele que está em pecado: o pedido de perdão. Mas para quem pensa que Deus é um carrasco por agir assim, quero lembrar que isso é sua característica de ser justo. Afinal, estas expressões que citei ali no início do parágrafo costumam caracterizar pessoas que distorcem a justiça, que são propensas a negociações para livrar a cara de quem pode pagar mais e por aí vai.

Imagine se Deus tratasse as pessoas de forma diferente, conforme sua condição social. Quer dizer, um pobre poderia cometer o pecado de roubo, mas um rico não! Seria justo? Este seria um Deus justo? E, embora haja atenuantes (mesmo na lei dos homens) para quem comete roubo a fim de alimentar a família, ainda é roubo e existe pena para isso. Imagine um Deus que se deixasse levar por um suborno de um rico para não levar em consideração o fato de que cometeu homicídio porque estava com problemas emocionais, para livrar a cara do cometimento do crime / pecado. Um Deus que agisse assim, não seria muito justo.

Então, para Deus, todos somos iguais. Grandes ou pequenos, ricos ou pobres, todos precisam pedir perdão pelo pecado cometido ou não terá mais um relacionamento de Pai e Filho com Deus. Estará fora da família, até decidir pedir perdão. Mas perceba que, além de Deus tratar todos de uma forma igual, o que ele pede que façamos (todos) é acessível a todos. Quero dizer, no novo testamento, o que Deus pede é um reconhecimento do pecado e que a pessoa tenha a humildade de pedir-lhe perdão, e àqueles contra quem se cometeu o pecado, quando envolve mais pessoas. Diferente do Antigo Testamento, quando se pedia a oferta de animais para a expiação do pecado, agora a expiação foi feita em Cristo Jesus e para cada um de nós basta a humildade de pedir o perdão, de forma sincera, que tudo volta ao normal. Temos, pela graça de Cristo, um advogado para isso. Esta é a primeira correção do erro: pedir perdão e recompor o que foi prejudicado, quando possível e quando for o caso.

Muitas pessoas podem achar que Deus é um tipo de carrasco. Que não perdoa aqueles que cometeram pecado. Mas a verdade é que o processo, hoje em dia, é muito fácil. Basta a humildade de reconhecer e pedir a Deus, em nome de Jesus, o seu perdão, que tudo está resolvido. O problema é que muitas pessoas não querem admitir seu pecado, seu erro. Não querem, como Adão, assumir a culpa, a responsabilidade do que fizeram. Muitos colocam a culpa em outras pessoas, em circunstâncias, em acontecimentos ou ocasiões e fazem de tudo para não assumir a culpa, impedindo que se volte a ter um relacionamento pleno com Deus. Como Adão, que disse ser culpa daquela mulher “que o próprio Deus lhe havia dado”, muitos dizem para Deus que a culpa é da situação da vida, “que Deus arrumou para ele”, ou que aquela pessoa que provocou o pecado, aquela pessoa que “Deus colocou no meu caminho” e, no fundo, o único objetivo é disfarçar e desviar da única verdade incontestável. Que o culpado precisa reconhecer a culpa para ser perdoado. Mas sabemos que isso é difícil para qualquer um. Mas é o orgulho humano, a arrogância e prepotência que impede as pessoas deste reconhecimento.

E assim, Deus não pode, pela sua justiça, ter um relacionamento com alguém arrogante e orgulhoso, como satanás o foi ao tentar tomar o lugar de Deus, alguém que não se humilha para reconhecer o seu pecado e corrigi-lo.


Pr. Lucas Durigon




Se desejar contribuir com este ministério de levar a mensagem de Deus, faça uma doação clicando no seguinte link. Sou muito grato.

https://pag.ae/7WFcJzaKv

Veja também o vídeo deste estudo, clicando abaixo https://youtu.be/J5XwNW51sPc



se gostou deste, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.
___________________________________________
um novo artigo por mês, neste blog

veja outros trabalhos meus, no meu site: 
http://lupasoft.com.br/LucasDurigon/


Nenhum comentário:

Postar um comentário