domingo, 20 de dezembro de 2020

7. A vitória de Cristo para nós é a vitória sobre o pecado

Não é fácil vencer o pecado.
Sozinhos não somos capazes disto.
Pra Jesus, custou sua vida, numa morte de cruz!
 




Em I Co 15: 57, Paulo diz “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” e muitos entendem neste versículo uma vitória dos problemas da vida, da dificuldades, talvez financeiras e das situações que nos deixam em dificuldades. Mas quando Paulo fala isso, está se referindo à nossa vitória sobre o pecado. Não é fácil vencer o pecado. Sozinhos não somos capazes disto. Pra Jesus, custou sua vida, numa morte de cruz! Somente por este Jesus Cristo, somos capazes disto. Então, Ele nos dá a vitória, para aqueles que nele creem, para podemos vencer o pecado e, com isso, mantermos nossa comunhão com Deus, o Pai. Ao manter essa comunhão, seremos fortes, vencedores em outras áreas, prósperos, porque teremos a ajuda de Deus em tudo o que fazemos, mantendo nossa vida longe do pecado. E, então, na prática, o resultado final é o mesmo. Porém, não podemos pular esta etapa. Achar que a vitória é direto para os problemas desta vida, porque, senão, vamos pensar que não há necessidade de vencer o pecado, de viver uma vida santa, de identificar o pecado e interromper o processo destrutivo que ele tem sobre nossas vidas.

Antes do versículo citado acima, Paulo pergunta “55Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 56O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.” e então responde com o verso 57: “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” Então, é preciso entender de que tipo de vitória Paulo está falando. Senão, pode-se pensar que um emprego novo ou a troca de um carro é a vitória da qual Paulo está falando.

Mas Jesus não foi à cruz morrer para nos dar vitória de conseguir um emprego ou carro novo. A vitória que Ele nos promete é a vitória sobre o pecado!

Veja, o diabo sabe que a única coisa capaz de afastar Deus de sua criação é o pecado. Porque nenhuma outra coisa é capaz de fazer isso: nem altura ou profundidade, perigo ou espada. Mas perceba que Paulo está falando, no capítulo 8 de Romanos, onde diz que nada pode me separar do amor de Cristo ou do amor de Deus que está em Cristo, mas não inclui o próprio pecado nesta lista. Paulo diz que as dificuldades e provações da vida não nos podem separar de Jesus, do seu amor e do amor de Deus. Mas o pecado pode. Antes, no início do capítulo, Paulo deixa claro que há uma escolha a se fazer: ou vivemos pelo Espírito de Deus, ou seja, guiado pelo Espírito de Deus, para justamente fugir do pecado e permanecermos vivos no Espírito em Deus, ou escolhemos viver na carne, alimentando os desejos da carne e sermos tragados pelo pecado e, neste caso, estamos mortos e não vivos, não estamos debaixo de Cristo, sequer vivemos nele. Então, se estamos junto a Cristo, unidos por seu amor, porque vivemos pelo Espírito, longe do pecado, então, nesta condição e com este tipo de vida, nada poderá me separar deste amor. Porque estou em Cristo. Mas, se estou no pecado, se vivo no pecado, então não estou em Cristo e, neste caso, o amor de Cristo sequer está em mim. Já estou separado deste amor pela escolha da vida na carne, e não na vida do Espírito.


Pr. Lucas Durigon




Se desejar contribuir com este ministério de levar a mensagem de Deus, faça uma doação clicando no seguinte link. Sou muito grato.

https://pag.ae/7WFcJzaKv

Veja também o vídeo deste estudo, clicando abaixo https://youtu.be/fxMpvzADIRA



se gostou deste, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.
___________________________________________
um novo artigo por mês, neste blog

veja outros trabalhos meus, no meu site: 
http://lupasoft.com.br/LucasDurigon/


Nenhum comentário:

Postar um comentário